Sobre a a redução de cerca de 25% dos recursos destinados aos Programas Institucionais de Iniciação Científica pelo CNPq
26/08/2016

O Conselho Universitário da Universidade Federal do Rio de Janeiro, reunido em sessão de 25 de agosto de 2016, manifesta sua apreensão com a redução de cerca de 25% dos recursos destinados aos Programas Institucionais de Iniciação Científica pelo CNPq.

Há décadas, tais programas têm assumido importante papel na formação de jovens estudantes, iniciando-os na pesquisa e estimulando-os a dar continuidade às suas trajetórias acadêmicas na pós-graduação. No âmbito da UFRJ, centenas de alunos foram e têm sido acompanhados por experientes pesquisadores, ampliando o interesse discente pela investigação desde os primeiros períodos da graduação. Nos últimos anos, como resultado de esforços institucionais, registra-se progressivo aumento da demanda por bolsas de IC por nossos docentes que, cada vez mais qualificados, dedicam-se à formação acadêmica dos discentes. Mantendo-se aquela redução, o sucesso dos programas, seja em relação aos estudantes, seja em relação aos pesquisadores orientadores, estará seriamente comprometido.

O Conselho Universitário denuncia a gravidade da situação e alerta para os prejuízos decorrentes para o Sistema Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação e para o futuro da pesquisa no país. Assim, insta veementemente o CNPq a reconsiderar o corte orçamentário aplicado aos Programas Institucionais de Iniciação Científica.

Prof. Roberto Leher