FAPERJ- Programa emergencial da Fundação contempla 250 projetos
17/11/2015

Para garantir a continuidade da progressão qualitativa e quantitativa da produção acadêmica nos programas de pós-graduação fluminenses, a Fundação divulga, nesta quinta-feira, 12 de novembro, o resultado do edital Apoio Emergencial para os Programas e Cursos de Pós-Graduação Stricto Sensu do Estado do Rio de Janeiro – 2015. Como forma de apoiar, emergencialmente, programas e cursos de pós-graduação stricto sensu de instituições de ciência e tecnologia (ICTs) fluminenses, serão apoiados 250 projetos. O programa – lançado nos primeiros dias de setembro – foi uma forma de manter a continuidade de importantes atividades de pesquisa no estado, em um momento de desaceleração na economia brasileira, e da consequente redução do repasse de verbas de custeio dos órgãos de fomento federais aos programas de pós-graduação fluminenses. "O edital foi uma iniciativa oportuna, lançada no momento certo. Com um total de recursos de R$ 12 milhões, foi um modo de minimizar os efeitos do atual momento econômico. Como era de se esperar, o programa teve grande receptividade", comentou o diretor científico da Fundação, Jerson Lima Silva.

De acordo com o dirigente, foi possível observar, ao longo dos últimos anos, que os programas e cursos de pós-graduação do estado do Rio de Janeiro tiveram grande crescimento qualitativo e quantitativo, particularmente os que têm conceito mais alto (6 e 7). "Em grande parte, esse crescimento se deveu ao financiamento e ao apoio continuado aos pesquisadores pelas agências de fomento, entre as quais a FAPERJ ocupa posição de destaque. No momento em que houve uma redução dos recursos de custeio pelo governo federal em função de problemas orçamentários, a diretoria da Fundação entendeu que seria importante manter esse apoio, o que certamente irá impactar a qualidade de dissertações e teses que vêm sendo desenvolvidas nas instituições de ensino e pesquisa fluminenses", afirma Lima Silva. Como explicou o diretor Científico, "esses recursos têm flexibilidade de uso, seja no custeio de bancas, de passagens, de itens e material de consumo, de modo a que não haja comprometimento do andamento dos projetos"

A UFRJ recebeu o apoio emergencial para 69 programas.

Oportunamente, a FAPERJ informará data e local de entrega dos termos de outorga. Confira a listagem completa dos contemplados no edital Apoio Emergencial para os Programas e Cursos de Pós-Graduação Stricto Sensu do Estado do Rio de Janeiro – 2015 no link abaixo:

http://www.faperj.br/downloads/Resultado_do_edital_de_appio_%C3%A0_PG_(PDF).pdf