Duas Professoras da UFRJ recebem o Prêmio L'Oréal-UNESCO-ABC "Para Mulheres na Ciência" no Brasil
23/10/2015

A L'Oréal Brasil anunciou que entre as sete vencedoras, duas são da UFRJ, da 10º edição do "Para Mulheres na Ciência", único programa brasileiro voltado às mulheres cientistas, realizado em parceria com a UNESCO no Brasil e com a Academia Brasileira de Ciências (ABC).
As vencedoras foram selecionadas pela qualidade de seus currículos e pelo potencial de suas pesquisas, desenvolvidas em instituições brasileiras. Como prêmio, cada uma receberá uma bolsa-auxílio de US$ 20 mil (convertidos em reais), para dar prosseguimento às suas pesquisas. Em 2015, mais de 400 projetos foram inscritos. A cerimônia de premiação aconteceu no dia 20 de outubro, no Rio de Janeiro.

Conheça as duas cientistas da UFRJ

MATEMÁTICA

A Dra. Cecília Salgado, pesquisadora de Ciências Matemáticas do Instituto de Matemática da  Universidade Federal do Rio de Janeiro-UFRJ, estuda sobre códigos corretores de erros, fundamental na solução de falhas na transmissão de informação por sistemas de comunicação como linhas telefônicas ou discos rígidos. Ela acredita que o prêmio vem consolidar seu trabalho desenvolvido nos últimos seis anos. "Espero que este reconhecimento abra portas e desperte o interesse de mais mulheres para a Matemática. Os trabalhos selecionados sempre são de extrema relevância e só o fato de dar mais visibilidade a pesquisas desenvolvidas por mulheres, já é maravilhoso", incentiva a cientista carioca que escolheu a matemática por ser base de diversas áreas científicas.

FÍSICA

A pesquisadora Karin Menéndez–Delmestre, do Observatório do Valongo da Universidade Federal do Rio de Janeiro-UFRJ, é uma autoridade reconhecida no campo da evolução de galáxias e busca entender os processos de suas formações, por meio de observações da via-láctea e de universos distantes. Ao longo de sua carreira, a cientista já produziu 37 artigos e mais de 1.200 citações, das quais 350 referem-se às publicações de primeira autora.