Capes e Elsevier premiam cientistas brasileiras
11/04/2014

A Editora Elsevier, em parceria com a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior do Ministério da Educação (CAPES/MEC), realiza, no dia 15 de maio, a entrega do Prêmio Capes-Elsevier 2014. Na ocasião, serão homenageadas dez mulheres de instituições brasileiras que se destacaram na produção científica no Brasil e no mundo. A cerimônia será realizada no Hotel Copacabana Palace, no Rio de Janeiro.

Entre os critérios adotados para a seleção das vencedoras, estão pesquisas que causaram impacto na comunidade científica, artigos publicados e indexados na base Scopus e orientações acadêmicas comprovadas pelo Currículo Lattes. "A Elsevier busca sempre reconhecer instituições e pesquisadores que se destacam por suas contribuições à ciência. Esta edição presta uma merecida homenagem às mulheres que ganham cada vez mais espaço na produção intelectual brasileira", diz Ezequiel Farré, diretor regional da Elsevier S&T para a América Latina.

Os Prêmios da Elsevier, que visam o reconhecimento da ciência em todas as áreas do conhecimento, são promovidos em diversos países da América Latina. No Brasil, a Elsevier conta com o apoio constante da CAPES, sendo que este ano será a oitava cerimônia de premiação realizada em conjunto pelas instituições. "Esperamos que iniciativas como esta incentivem cada vez mais a comunidade científica brasileira a buscar inovações", finaliza Ezequiel Farré.

Premiadas:

Alicia Juliana Kowaltowski Universidade de São Paulo - USP

Ana Cristina Gales Universidade Federal de São Paulo - UNIFE SP

Angela Terezinha de Souza Wyse Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

BlumaGuenther Soares Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ

Maria Angela de Almeida Meireles Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP

Maria Inês Schmidt Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

Maria Rita dos Santos e Passos-Bueno Universidade de São Paulo - USP

Maria Valnice Boldrin Zanoni

Tatiana Emanuelli Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

Vanderlan da Silva Bolzani - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - UNESP

Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - UNESP

Portal de Periódicos da Capes

Criado em novembro de 2000 para democratizar o acesso ao conhecimento científico produzido internacionalmente, o Portal de Periódicos oferece acesso a mais de 37.000 títulos com texto completo, 130 basesreferenciais, 12 bases exclusivas para patentes, mais de 250 mil e-books, além de normas técnicas, enciclopédias, estatísticas, conteúdo audiovisual e outros materiais. Este conteúdo está acessível a professores, pesquisadores, funcionários e alunos de 423 instituições de ensino e pesquisa no Brasil.

O Portal de Periódicos da Capes ainda oferece conteúdo gratuito selecionado, como bases de livre acesso, periódicos nacionais com boa classificação no Programa Qualis-Capes, além dos resumos de teses e dissertações defendidas

A Capes, fundação vinculada ao Ministério da Educação, é responsável pelo Sistema Nacional de Pós-graduação stricto sensu, que contempla os cursos de mestrado e doutorado no Brasil. Além de avaliar e autorizar o funcionamento desses cursos, a Capes funciona como uma agência de fomento, por meio da concessão de bolsas de estudo, de recursos para infraestrutura e para realização de eventos de cunho científico e educacional. Atua ainda na formação de professores da educação básica. As políticas da fundação são tomadas com base no Plano Nacional de Pós-Graduação (PNPG), que está inserido no Plano Nacional de Educação (PNE).

Scopus, a maior base de dados de resumos e citações de literatura científica, possui ferramentas inteligentes para acompanhar, analisar e visualizar a pesquisa acadêmica.

Sua vasta base de dados contém resumos e referências de 21.000 títulos de mais de 5.000 editores em todo o mundo, garantindo ampla cobertura interdisciplinar nas áreas de ciência, tecnologia, medicina, ciências sociais e Artes e Humanidades. Scopus foi projetado e desenvolvido com a participação de pesquisadores e bibliotecários internacionais, e apresenta links diretos para artigos assinados em texto completo, outros recursos de biblioteca e interoperabilidade com aplicativos como o software de gerenciamento de referências.

Sobre a Editora Elsevier:

A Elsevier é líder mundial de soluções de informação que melhoram o desempenho da ciência, saúde e profissionais de tecnologia, capacitando-os a tomar as melhores decisões, oferecer melhor atendimento, e por vezes, fazer descobertas inovadoras que avançam as fronteiras do conhecimento e do progresso humano. A Elsevier oferece soluções digitais baseados na web -entre eles ScienceDirect, Scopus, ElsevierResearchIntelligence, e ClinicalKey - e publica cerca de 2.200 periódicos, incluindo The Lancet e Cell, e mais de 25 mil títulos de livros, incluindo uma série de obras de referência

A empresa faz parte da Reed ElsevierGroup PLC, líder mundial no fornecimento de soluções de informação profissional em Ciência, Medicina, e setores jurídicos e de negócios, o que é propriedade conjunta da Reed Elsevier PLC e Reed Elsevier NV. Os códigos de negociação são REN (Euronext Amsterdam), REL (Bolsa de Londres), RUK e ENL (New York Stock Exchange.

(Assessoria de Comunicação do evento)