'O Rei da Vela' abre mostra de teatro na UFRJ
12/11/2013

O campus Praia Vermelha da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) esteve movimentado no último final de semana pela encenação da peça 'O Rei da Vela', de Oswald de Andrade. As três apresentações, nos dias 8, 9 e 10 de novembro, abriram a XIII Mostra de Teatro da UFRJ, que prossegue até o dia 15 de dezembro.

O elenco de 'O Rei da Vela' é composto por alunos de três turmas do segundo ano do Ensino Médio do Cap-UFRJ. A direção ficou a cargo de alunos do quarto período do curso de direção teatral da UFRJ. Com uma temática essencialmente política, o texto de Oswald de Andrade, escrito em 1933, ainda é considerado atual em muitos aspectos. "Fizeram a ponte com a atualidade de forma brilhante. É impressionante e, ao mesmo tempo, triste ver como esse texto que tem muitas décadas ainda é atual. Nada mudou", avaliou a assistente social Raquel Becker, espectadora da sessão de estreia, na sexta-feira.

O espetáculo-manifesto é dividido em três atos e conta a história de Abelardo, um industrial arruinado sob o peso de empréstimos insaldáveis ao imperialismo norte-americano . A peça é uma crítica à sociedade e à política de um Brasil que vivia a crise do café e as conseqüências da quebra da Bolsa de Nova York em 1929. "O Rei da Vela deu lugar a outros reis, como o do camarote, um exemplo de que os Abelardos ainda existem", comparou o advogado Mario Simões, também presente na plateia de estreia.

Os outros onze espetáculos da mostra podem ser vistos até o dia 15 de dezembro. Produzidas pelos alunos do curso de Direção Teatral da UFRJ, as apresentações são de terça a domingo, às 20h, na Sala Oduvaldo Vianna Filho, que fica na Escola de Comunicação (ECO), campus Praia Vermelha.

As senhas são distribuídas uma hora antes de cada espetáculo. A entrada é gratuita. Pede-se apenas que cada espectador leve um quilo de alimento não perecível para posterior doação. O campus da Praia Vermelha da UFRJ fica na Av. Pasteur, 250, Urca, Rio de Janeiro, RJ.

(Jornal da Ciência)