IV Prêmio Marechal-do-Ar Casimiro Montenegro Filho está com inscrições abertas
24/06/2013

A Secretaria de Assuntos Estratégicos está lançando a quarta edição do Prêmio Marechal do ar Casimiro Montenegro Filho, com o objetivo de estimular a produção de estudos e pesquisas voltados para o desenvolvimento científico e tecnológico estratégicos, bem como o fortalecimento da Indústria Nacional de Defesa e dos setores aeroespacial, cibernético e nuclear. O prêmio é destinado a teses de cursos de doutorado e artigos científicos. Poderão concorrer trabalhos individuais, ou em grupo, de candidatos com formação acadêmica de pós-graduação. As inscrições começam no dia 15 de abril de 2013 e vão até 9 de agosto de 2013.

Os trabalhos – teses e artigos, deverão tratar dos quatro temas estabelecidos peloregulamento do concurso – Política e Indústria de Defesa, Aeroespacial, Nuclear, Cibernético. A premiação será por categoria e por tema. No caso das teses de doutorado serão premiados os três melhores trabalhos de cada área. Os autores que ficarem em primeiro lugar receberão R$ 20 mil. Em segundo, R$ 10 mil e R$ 5 mil no terceiro.

Na categoria artigo científico, do qual poderão participar trabalhos inéditos, individuais ou em coautoria, de candidatos com formação acadêmica de pós-graduação stricto sensu (mestrado, doutorado ou pós-doutorado) será premiada a melhor apresentação de cada tema. Os vencedores receberão R$ 5 mil.

Na categoria I, poderão concorrer teses de doutorado defendidas e com depósito da versão definitiva entre 01 de agosto de 2012 e 09 de agosto de 2013. Os candidatos devem ser oriundos de Instituições de Ensino Superior – IES – brasileiras que obtiveram conceito igual ou superior a seis pelo sistema de avaliação dos programas de pós-graduação da Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – Capes –, assim como de cursos ministrados pelas escolas militares e por unidades de pesquisa vinculadas ao Ministério da Ciência e Tecnologia e Inovação.

Somente serão aceitas as inscrições de candidatos portadores de diploma ou matriculados em instituições de ensino superior reconhecidas pelo Ministério da Educação ou em escolas militares e unidades de pesquisa vinculadas ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação. Cada candidato, em qualquer categoria, incluindo os coautores, se houverem, poderá apresentar apenas uma tese ou um artigo em um dos quatro temas previstos.

Os vencedores do concurso serão escolhidos por uma comissão instituída unicamente para esse fim pela Escola de Administração Fazendária – Esaf – parceira da SAE na regulamentação do concurso. O resultado do julgamento será publicado no Diário Oficial da União (DOU) e estará disponível nos sites da Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República (www.sae.gov.br) e da Esaf (www.esaf.fazenda.gov.br) a partir de 11 de outubro de 2013.

Fonte:http://www.sae.gov.br/site/?page_id=11371