Capes lança primeiro programa de cooperação com Israel
13/01/2012

Publicado nesta quinta-feira, 12, o edital, em anexo, do primeiro programa de cooperação científica da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) com Israel. Trata-se do Programa de Projetos Conjuntos de Pesquisa Capes/Weizmann, uma parceria da Capes com o Instituto Weizmann de Ciências. As inscrições vão até 15 de março de 2012.

A iniciativa foi criada para fortalecer a cooperação técnico-científica entre o Brasil e o Governo de Israel, por meio do intercâmbio de estudantes e docentes. O edital prevê a seleção de projetos nas áreas de biologia, bioquímica, química, física, matemática e ciência da computação. Para isso, o programa irá fomentar a mobilidade de pesquisadores e estudantes de doutorado e pós-doutorado entre o Brasil e Israel.

Entre os benefícios previstos estão missões de trabalho que incluem diárias internacionais, seguro saúde e passagens aéreas internacionais para docentes brasileiros; missões de estudo que contemplam bolsas, auxílio instalação, seguro saúde e passagens aéreas internacionais ou auxílio deslocamento para discentes brasileiros; e recursos de custeio do projeto.

Instituto Weizmann
Fundado em 1934 por Chaim Weizmann, o Instituto Weizmann tem atualmente cerca de 2.500 estudantes e oferece cursos de mestrado e doutorado em matemática, informática, física, química, e biologia, bem como diversos programas interdisciplinares.

Dois professores da Faculdade de Ciências de Informação do Instituto Weizmann, Amir Pnueli e o criptográfo Adi Shamir, já receberam o Prêmio Turing, considerado equivalente ao Prêmio Nobel nas ciências de informação. Em 2009, a professora do Departamento de Estruturas Biológicas também do instituto, Ada Yonath, recebeu o Nobel de Química.

Conheça o programa Capes/Weizmann e saiba mais sobre o Instituto Weizmann da Ciência, vide www.capes.gov.br.