CNPq concede mais de 37 mil bolsas a estudantes de ensino médio e graduação em 2011
11/01/2012

Ao longo de 2011, o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) lançou diversas chamadas para destinar bolsas aos jovens brasileiros.

Despertar vocação científica e incentivar novos talentos potenciais  entre estudantes de graduação, além de contribuir para reduzir o tempo  médio de titulação de mestres e doutores e estimular pesquisadores  produtivos a envolverem alunos de graduação nas atividades científica,  tecnológica e artística-cultural são os principais objetivos do  Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic).

O Pibic investirá um montante de R$ 103,6 milhões em mais de 23 mil  bolsas, com vigência até este ano. Ao todo foram analisadas propostas  de 351 instituições que solicitaram uma demanda total de 35.856  bolsas. Já o Pibic nas Ações Afirmativas (Pibic-AF), que integra a  iniciativa do governo Federal para ampliar a participação de grupos  sociais em espaços tradicionalmente não ocupados por eles, é destinado  aos estudantes que ingressaram na graduação por meio de ação  afirmativa. São 800 bolsas destinadas a 74 instituições e o  investimento é de R$ 3,4 milhões.

O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento  Tecnológico e Inovação (Pibiti) destina-se a estimular os jovens do  ensino superior nas atividades, metodologias, conhecimentos e práticas  próprias ao desenvolvimento tecnológico e processos de inovação. A  chamada de 2011 recebeu propostas de 196 instituições, uma demanda  total de 7.378 bolsas. Foram aprovadas 162 propostas que totalizam  mais de três mil bolsas e R$ 13,3 milhões.

Olimpíada - Outro destaque é o Acordo de Cooperação Técnica com o  Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa), do Rio de Janeiro,  para concessão de bolsas ao Programa de Iniciação Cientifica (PIC), em  especial aos premiados nas Olimpíadas Brasileiras de Matemática das  Escolas Públicas (Obmep), em vigência desde 2010. São três mil bolsas  que receberam cerca de R$ 3,6 milhões, em 2011.

Já o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica para o  Ensino Médio (Pibic-EM) busca estimular o desenvolvimento da educação  científica que integre os estudantes das escolas de nível médio. Foram  aprovadas mais de 5,5 mil bolsas, distribuídas por 113 instituições,  um total de R$ 6,7milhões. A vigência começa no próximo mês.

Confira mais detalhes no link:  http://www.cnpq.br/saladeimprensa/noticias/2012/0109.htm.  (Ascom do CNPq)