Governo federal regulamenta Ciência sem Fronteiras e amplia parcerias
16/12/2011

Foi publicado ontem (14), no Diário Oficial da União, o Decreto nº 7.642, que instituiu o Programa Ciência sem Fronteiras (CsF). O objetivo é estimular iniciativas de internacionalização das universidades brasileiras e possibilitar a formação com qualidade de uma força de trabalho técnico-científica altamente especializada.

O instrumento estabelece as regras da iniciativa, cria os comitês de Acompanhamento e Assessoramento e o Executivo do programa, além de detalhar as diretrizes do CsF. Também ontem, a presidente da República, Dilma Rousseff, em cerimônia realizada em Brasília (DF), divulgou os primeiros 1,5 mil bolsistas, que partem para os Estados Unidos no início do próximo ano.

“Esse programa cumpre o papel de abrir o Brasil para mundo”, afirmou Rousseff, no Palácio do Planalto. Também no evento, foram assinados os termos de compromisso com a iniciativa privada, que ao todo concederá 26 mil bolsas. Presente na cerimônia, o ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Aloizio Mercadante, anunciou que 250 universidades já aderiram ao programa.

Somente nesta semana foram lançadas pelo CsF cinco chamadas públicas para a oferta de bolsas na modalidade graduação sanduíche nos Estados Unidos, França, Reino Unido, Itália e Alemanha. As chamadas oferecerão, ao todo, 12,5 mil vagas. O período de inscrições vai até 15 de janeiro de 2012.

O decreto foi publicado na seção 1 do Diário Oficial da União e está disponível neste link.

Informações sobre o CsF podem ser obtidas no site oficial da iniciativa, no endereço www.cienciasemfronteiras.gov.br.
(Com informações do CNPq, MCTI e Agência Brasil)