Acordo Capes /FAPERJ anuncia resultado de edital
27/10/2011

Noventa novos projetos receberão apoio do Programa de Apoio ao Pós-Doutorado no Estado do Rio de Janeiro (PAPDRJ, cujo resultado está sendo divulgado nesta quinta-feira, 20 de outubro, pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e pela FAPERJ. O programa faz parte do acordo de cooperação técnica e acadêmica, firmado entre as duas instituições, e que chega agora a sua terceira edição.

O resultado beneficiará 11 diferentes instituições fluminenses, dentre as quais a que teve o maior número de projetos aprovados foi a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com 39 solicitações contempladas. A segunda colocação coube á Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), com 14, e a terceira ficou com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), com oito. A Universidade do Norte Fluminense (Uenf), com sete e a Universidade Federal Fluminense (UFF) com seis propostas beneficiadas, enquanto a Pontifícia Universidade Católica (PUC-Rio) aprovou quatro projetos e o Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF) e a Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) tiveram, ambas, três solicitações aprovadas. A Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UniRio) e o Instituto Nacional do Câncer (Inca) tiveram duas propostas beneficiadas, cada; a Empresa Brasileira de Pesquisas Agrop ecuárias (Embrapa) e o Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI) aprovaram um projeto cada.

Voltado a ampliar e fortalecer o Programa Nacional de Pós-Doutoramento da Capes no estado do Rio de Janeiro, pela concessão de bolsas de pós-doutorado e taxas de bancada a recém-doutores, em instituições de ensino e pesquisa fluminenses, o atual resultado contempla as primeiras 90 bolsas das 160 que serão implementadas no âmbito do atual acordo de cooperação firmado pela Capes e pela FAPERJ;  as 70 bolsas restantes serão concedidas em 2012, em novo edital. Durante os cinco anos de duração do projeto, os bolsistas contemplados receberão o valor de R$ 3,3 mil mensais. Além disso, os beneficiados também terão direito a taxas de bancada, no valor mensal de R$ 1 mil para o desenvolvimento de seus projetos, nas estruturas de pesquisa a que estão vinculados. Para tanto, o programa dispõe de recursos que montam a um total de R$ 49,2 milhões, dos quais R$ 29,5 milhões são da C apes e R$ 19,6 milhões da FAPERJ.
Como parte do convênio Capes/FAPERJ, será lançado ainda em 2011 (com nova versão em 2012) o edital Equipamento Solidário, visando à aquisição de equipamentos para programas de pós-graduação de excelência do estado (com conceitos Capes 5, 6 e 7) que tiveram bolsistas contemplados, em associação com outros programas ainda em consolidação, com conceitos 3 e 4. "Será mais um esforço da Capes e da FAPERJ para a recuperação da infraestrutura para pesquisa e para o fortalecimento dos programas de pós-graduação das instituições fluminenses", explicou o presidente da FAPERJ, Ruy Garcia Marques.

Segundo Garcia Marques, o programa procurará ainda estimular parcerias com empresas públicas ou privadas sediadas no estado, como uma forma de ampliar o relacionamento entre a academia e as empresas. "Trata-se de mais um passo para expandir a participação da pesquisa e desenvolvimento no setor produtivo fluminense, como tanto desejamos", pondera. E acrescenta: "Afinal, entre os objetivos do acordo, está a criação de meios para a fixação de jovens talentos em nossas instituições e empresas."

Os candidatos contemplados que terão suas bolsas pagas pela FAPERJ serão contatados proximamente pela Fundação para a entrega da documentação necessária no setor de protocolo. Similarmente, os candidatos contemplados que terão suas bolsas financiadas pela Capes serão contatados proximamente por aquela agência, ocasião em que serão informados acerca dos procedimentos a serem adotados para a implementação de suas bolsas.

É importante observar que todos os candidatos contemplados, tanto aqueles cujas bolsas serão pagas pela Capes quanto os demais com pagamento pela FAPERJ, precisarão realizar alguns procedimentos junto à FAPERJ para o recebimento da taxa de bancada mensal. A FAPERJ enviará e-mail a todos os candidatos contemplados, informando acerca dos procedimentos a serem adotados para a implementação da taxa de bancada.

A data para a realização desse cadastro, será informada proximamente aos candidatos contemplados.

Veja o resultado do edital na pagina da  www.faperj.br ou www.capes.gov.br

Resultado: Programa de Apoio ao Pós-Doutorado no Estado do Rio de Janeiro (bolsas a serem implementadas pela Capes)

Resultado: Programa de Apoio ao Pós-Doutorado no Estado do Rio de Janeiro  (bolsas a serem implementadas pela FAPERJ)