Cursos/Eventos selecionados PR-2 (publicados de 26/02/2024 a 01/03/2024)
26/02/2024

ATENÇÃO: Vários cursos/eventos publicados pela PR-2 podem ser ou já terem sido cancelados/adiados/suspensos sem conhecimento da PR-2. Por isso, recomendamos que verifiquem junto aos organizadores dos respectivos cursos/eventos (pelos seus sites e/ou e-mail e/ou outras formas de contato) se eles de fato ocorrerão na data prevista.

Observação:Atente-se para as datas dos eventos e de suas inscrições (se houver). A PR-2 não se responsabiliza pelas datas e prazos aqui divulgados. Consulte o site no qual o evento foi publicado ou entre em contato com a Comissão Organizadora do evento de seu interesse.

Para consultar mais eventos divulgados pela UFRJ, sugerimos que acessem o 'Portal de Eventos da UFRJ' no link: https://eventos.ufrj.br/

Nome do evento Banner/ResumoLink ObservaçãoInserido em
Open Data Day

Celebrado no mundo todo há 14 anos, o Open Data Day tem como objetivo reunir pessoas interessadas em aprender, debater e trocar conhecimentos sobre dados abertos de qualquer área, amplificando a ideia de que informações públicas devem ter seu acesso e compartilhamento facilitados ao máximo para uso de toda a população.

O evento conta com o apoio do Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (ICICT/Fiocruz) e acontecerá no dia 8 de março, das 9h às 18h, no Auditório A do Instituto Philippe Pinel (Av. Venceslau Brás, 65 - Botafogo, Rio de Janeiro). O espaço conta com acessibilidade física (possui rampa de acesso, elevadores e mesas adaptadas para cadeirantes), e não é necessário levar notebook próprio.

A edição é organizada pela PCDaS e SMS Rio, e terá seu foco nos dados e painéis do Sistema de Regulação (SISREG), que contém diversas informações sobre regulação ambulatorial geridas pela Prefeitura do Rio de Janeiro, como evolução da oferta de vagas, solicitações e tempo de espera. Os participantes poderão colocar a mão na massa produzindo suas próprias análises com esses e outros dados auxiliares e compartilhando impressões com o grupo e com a equipe da SMS Rio.

Para os participantes com conhecimentos avançados em ciência de dados, haverá também a proposta de um desafio de machine learning que visa aprimorar a qualidade dos dados utilizados pela SMS Rio.

Fonte da Notícia: Fiocruz (Adaptada)

Fonte da Imagem:Fiocruz

Programação completa (sujeita a alterações):

• 9h - Welcome coffee

9h30 - Abertura do evento
  • 10h - Apresentação do Sistema de Regulação (SISREG)
  • Tour pelos paineis abertos da SMS
  • Tutorial de acesso às bases de dados abertos da SMS
  • 10h30 - Mão na massa: acesso aos dados, apresentação do desafio e produção de análises
  • 15h - Coffee break
  • 15h30 - Retomada
  • 17h - Compartilhamento dos resultados
  • 18h - Encerramento
26/02/2024
Mulheres e Ciência UFRJ

A mesa-redonda proposta' para o dia 08/03/24 (Dia Internacional da Mulher), chancelada pela PR2/UFRJ, promove o encontro de personalidades da pesquisa, de instituições de fomento e da política, para debater o papel da mulher na Ciência e os caminhos necessários para construir pontos de ultrapassagem e ações direcionadas ao crescimento e fortalecimento das mulheres nos campos estratégicos de trabalho, dentro da soceidade. A sessão terá participação de Denise Pires Carvalho (presidente da CAPES), Jerson Lima (Presidente da FAPERJ), Tatiana Roque (secretária de Ciência e Tecnologia da cidade do Rio), Letícia de Oliveira (presidente da Comissão de Equidade, Diversidade e Inclusão da FAPERJ), Dani Balbi (deputada estadual do Rio de Janeiro) e Elika Takimoto (deputada estadual do Rio de Janeiro).

Fonte da Notícia: PR-2 (Adaptada)

Fonte da Imagem: UFRJ

Programação completa (sujeita a alterações):

• 9h - Interlúdio musical

9h30 - Mesa de Abertura