Programa Certificação nos EUA para Professores de Língua Inglesa seleciona candidatos
27/09/2011

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), por meio de suas diretorias de Relações Internacionais (DRI) e de Educação Básica Presencial (DEB), divulga nesta quinta-feira, 22, o edital nº 35/2011, www.capes.gov.br, que seleciona candidatos para o programa Certificação nos EUA para Professores de Língua Inglesa, fruto de parceria entre a Capes, a Embaixada dos Estados Unidos da América no Brasil e a Comissão para o Intercâmbio Educacional entre os Estados Unidos da América e o Brasil (Comissão Fulbright). O objetivo é a capacitação de professores de língua inglesa da carreira na rede pública de ensino e estreitar as relações bilaterais entre os dois países.

Para se inscrever no processo seletivo, além de preencher os requisitos descritos no edital, o candidato deverá preencher o formulário de inscrição online disponível no site da Fulbright, a partir de 27 de setembro de 2011, anexando a documentação complementar solicitada. A data limite para encaminhamento do formulário é 4 de novembro. Cada candidato poderá submeter apenas uma vez sua candidatura. No caso de submissão de mais de uma candidatura, todas serão canceladas.

O programa prevê a seleção de até 50 participantes, divididos em dois grupos de até 25 professores. O curso terá duração de oito semanas na Universidade de Oregon, em Eugene, nos EUA, e duas semanas no Brasil, para a conclusão de projeto a ser desenvolvido durante a estada na Universidade de Oregon. A bolsa inclui alojamento no campus universitário; alimentação; deslocamento nos EUA: aeroporto/universidade/aeroporto; seguro saúde; passagem aérea internacional de ida e volta e auxílio deslocamento para o aeroporto mais próximo no Brasil, quando necessário; taxas escolares; materiais educacionais; atividades culturais; e laboratório e aulas de conversação.

A seleção se desenvolverá em cinco etapas, sendo elas verificação da consistência documental, análise de mérito, entrevistas, priorização das candidaturas e reunião conjunta. O resultado está previsto para ser divulgado em dezembro deste ano.