UFRJ lança seu primeiro Programa de Pós-Graduação Profissional com Doutorado
11/09/2023

Foi aprovado pela CAPES o Programa de Pós-Graduação Profissional em Tecnologias de Bioimagem e Bioestrutura (PPGP-TBB). Proposto por seis unidades do CCS: Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho (IBCCF), Instituto de Bioquímica Médica Leopoldo De Meis (IBqM), Instituto de Ciências Biomédicas (ICB), Instituto de Microbiologia Paulo de Góes (IMPG), Faculdade de Farmácia (FF) e Centro Nacional de Biologia Estrutural e Bioimagem (CENABIO), este programa conta ainda com o apoio da Sociedade Brasileira de Microscopia e Microanálise.

O programa formará profissionais tanto no nível de Mestrado como no de Doutorado. O objetivo principal é o de maximizar o aproveitamento dos investimentos já realizados no país em instrumentação científica em Bioimagens e Bioestruturas e aumentar a interação e aproximação entre a academia e o setor produtivo, induzindo a formulação conjunta de projetos tecnológicos e aumentando a potencial criação de startups ou spinoffs, fazendo uso dos muitos mecanismos de estímulo ao empreendedorismo conduzidos pelo InovaCCS.

Trata-se do primeiro Programa de pós-graduação profissionalizante da Universidade Federal do Rio de Janeiro em nível de Doutorado. O Doutorado Profissional se diferencia do Mestrado Profissional tanto pelo tempo mais longo de estudo, por buscar aprofundar o tema/tópico de escolha do alunado, quanto pelo seu potencial inovador na relação da produção de ciência básica e aplicada.