CNPq e universidade canadense firmam carta de entendimento
20/09/2011

O CNPq e a Universidade de Waterloo firmaram carta de entendimento visando estreitar ainda mais a cooperação científica e tecnológica entre o Brasil e o Canadá. Tal colaboração se realizará por meio do desenvolvimento de projetos e atividades que serão parte integrante dos programas de cooperação abrangidos pelo documento, com ênfase na inovação e empreendedorismo.

O Programa Ciência sem Fronteiras (CsF) está contemplado nos mecanismos que promoverão o incremento e a aproximação entre as duas instituições, uma vez que o documento prevê o intercâmbio de estudantes e pesquisadores visando à promoção de pesquisa, consultoria e troca de experiência, e a formação e o treinamento no âmbito dos projetos conjuntos de pesquisa e desenvolvimento (P&D).

As ações também serão compostas da organização de seminários científicos e tecnológicos, workshops, simpósios e de outras reuniões de interesse mútuo, para promover a interação entre instituições e grupos de pesquisa relevantes de ambos os países, com vistas a identificar futuras áreas de cooperação; troca de informações sobre políticas e estratégias conjuntas de P&D; acesso a facilidades de recursos e outras formas de colaboração científica e tecnológica acordas.

A Universidade de Waterloo já consta da lista de instituições de ensino que podem ser selecionadas por estudantes contemplados com bolsas no CsF. Com essa carta de entendimento o presidente do CNPq, Glaucius Oliva, acredita que o Programa recebe um reforço especial e deve estimular uma procura ainda maior da instituição canadense por parte de estudantes brasileiros.

Pela universidade firmaram o documento o seu presidente, Feridun Hamdullahpur, e o vice-presidente de Pesquisa Universitária, George Dixon.

Assessoria de Comunicação Social do CNPq