Primeira armadilha de íons tipo Penning da América do Sul é construída pelo Instituto de Física da UFRJ
23/05/2023

O grupo do Laboratório de Super-Espectroscopia do Rio, LASER, do Instituto de Física da UFRJ construiu a primeira armadilha de íons do Brasil, sendo também a primeira armadilha de Penning da América do Sul. O trabalho foi publicado na Communication Physics, o braço de física da Nature Communications, e é de acesso aberto em Nature. Utilizando variações da técnica de Sublimação de Matriz de Isolamento (MISu, acrônimo em inglês), desenvolvida pelo grupo da UFRJ, os autores produziram e aprisionaram ânions, cátions e elétrons frios. A técnica tem potencial aplicações em física fundamental nas pesquisas com antihidrogênio e para medidas de massa de neutrino; formação molecular em meio interestelar; e elétrons polarizados para informação quântica e estudo da homoquiralidade das moléculas biológicas.

O grupo agora se dedica a otimizar o processo de produção e aprisionamentos dos íons e elétrons, aumentando o número de partículas aprisionadas e buscando energias típicas bem abaixo de 25 meV (equivalente à temperatura ambiente). Uma nova versão da armadilha, em construção, com acesso óptico e possibilidade de detecção simultânea de cargas positivas e negativas, permitirá estudos por espectroscopia a laser de íons aprisionados e produção de moléculas em baixas temperaturas a partir de cátions e ânions frios. O projeto foi concebido e apoiado por um edital Temático da FAPERJ. Como ideia nova, sem nenhum outro resultado desse tipo de produção de ânions frios a nível mundial, havia riscos (científicos) na proposta. Naquela ocasião, os referees apoiaram esse risco. O artigo é assinado pelos pesquisadores: Levi Oliveira de Araújo Azevedo (doutorando), Rodolfo de Jesus Costa (aluno do programa de mestrado aplicado multidisciplinar), Dr. Álvaro Nunes de Oliveira (INMETRO/IF-UFRJ), e Professores Rodrigo Lage Sacramento, Daniel de Miranda Silveira, Wania Wolff e Cláudio Lenz Cesar. Para maiores informações visite a página do LASER IF-UFRJ. O grupo busca potenciais colaboradores (incluindo estudantes) para os desafios científicos que a técnica oportuniza.

Acesse mais informações aqui: Divulgação