Cursos/Eventos selecionados PR-2 (publicados de 13/07/2023 a 17/03/2023)
13/03/2023

ATENÇÃO: Vários cursos/eventos publicados pela PR-2 podem ser ou já terem sido cancelados/adiados/suspensos sem conhecimento da PR-2. Por isso, recomendamos que verifiquem junto aos organizadores dos respectivos cursos/eventos (pelos seus sites e/ou e-mail e/ou outras formas de contato) se eles de fato ocorrerão na data prevista.

Observação:Atente-se para as datas dos eventos e de suas inscrições (se houver). A PR-2 não se responsabiliza pelas datas e prazos aqui divulgados. Consulte o site no qual o evento foi publicado ou entre em contato com a Comissão Organizadora do evento de seu interesse.

Para consultar mais eventos divulgados pela UFRJ, sugerimos que acessem o 'Portal de Eventos da UFRJ' no link: https://eventos.ufrj.br/

Nome do evento Banner/ResumoLink ObservaçãoInserido em
Conferência Philipe-Alain Michaud

"Sobre a tela": a partir da análise de uma série de obras fílmicas, Philippe-Alain Michaud, curador do Centre Georges Pompidou e autor de vários livros sobre cinema experimental, interrogará a dupla função da tela, que ao mesmo tempo mostra (as imagens projetadas na sua superfície) e esconde (aquilo que ela tem como obstáculo à visão). Esta dupla função - dar a ver e tirar do visível - é a própria estrutura da representação. A conferência, com tradução consecutiva, será realizada na Cinemateca do MAM-RJ no dia 16 de março, às 16h. Trata-se de mais uma realização do Programa de Pós-graduação em Artes Visuais (PPGAV-UFRJ) com o apoio do Consulado Geral da França e do CAPES-Print.

Fonte da Notícia: Capes/PrInt (Adaptada)

Fonte da Imagem: Capes/PrInt

15/03/2023
Encontro com a Artista Iraniana Mitra Faeahani

O PPGAV/EBA/UFRJ, em parceria com a Cinemateca do MAM-RJ, realiza o encontro com a artista iraniana Mitra Farahani que, entre seus filmes realizou "Fifi grita de felicidade" (2013) e "Até sexta, Robinson" (2022), com Ebrahim Golestan e Jean-Luc Godard. Ela também realizou a restauração de vários filmes iranianos, entre eles, As colinas de Marlik, de Ebrahim Golestan, e A casa é escura, de Forugh Farrokhzad, junto a Fondazione Cineteca di Bologna e Ecran Noir, em colaboração com o National Film Archive of Iran. Mitra Farahani estará presente nas sessões para debate, que terá tradução consecutiva. O encontro é um dos resultado do pós-doutorado CAPES_Print, realizado pelo Prof. Tadeu Capistrano, e também conta com o apoio do Instituto Moreira Salles e Mutual Filmes.

Fonte da Notícia: Capes/PrInt (Adaptada)

Fonte da Imagem: Capes/PrInt

15/03/2023
Clube da Escrita - Como encontrar a pergunta fundamental?

O Clube da Escrita do Centro de Tecnologia (CT) da UFRJ vai estrear a temporada de 2023 com convidados especiais! Para conversar sobre como elaborar a pergunta fundamental de uma pesquisa, vamos receber Cristina Caldas, Diretora de Ciência, e o Kleber Neves, Gestor de Ciência ambos do Instituto Serrapilheira, instituição voltada para o financiamento e apoio à pesquisa e divulgação científica no Brasil. Nesse encontro serão discutidos pontos como o que é ciência fundamental, como encontrar a sua grande pergunta e como tornar clara a hipótese e a abordagem de uma pesquisa. A proposta é esclarecer as principais dúvidas sobre a formulação de um projeto viável, mas com alto risco científico e como submeter o projeto às agências de fomento para buscar financiamento.

Cristina Caldas é responsável pelas iniciativas de apoio à ciência – da elaboração de chamadas públicas à busca ativa por pesquisadores e projetos – e Kleber Neves atua na avaliação de impacto dos projetos selecionados. O encontro irá proporcionar uma rica troca de experiências para alunos e docentes que desejam obter financiamento para suas pesquisas e projetos.

A live terá tradução simultânea em Libras e transmissão ao vivo pelo Facebook/@ufrjct e no canal do Centro de Tecnologia no YouTube.

O Clube da Escrita, criado em 2020, é uma iniciativa da Coordenação de Integração Acadêmica da Decania do CT em parceria com a Associação de Pós-graduandos – APG/UFRJ, as representações discentes do CT e o Laboratório da Palavra da Faculdade de Letras da UFRJ.

Fonte da Notícia: Clube da Escrita - CT (Adaptada)

Fonte da Imagem: Clube da Escrita - CT

Canal do Youtube Centro de Tecnologia UFRJ