Atividade em Escola Pública para CNE e JCNE
15/09/2011

Em 2011, pela primeira vez desde a criação dos programas Cientista do Nosso Estado e Jovem Cientista do Nosso Estado, os pesquisadores contemplados a partir de 2008 deverão fazer constar dos relatórios finais as atividades científicas e tecnológicas desenvolvidas em escolas da rede pública, previstas pelo item 2.3 do edital, conforme se segue:

2.3 Os pesquisadores apoiados por este edital deverão desenvolver, em cada um dos anos de vigência de suas bolsas, ao menos uma atividade científica/tecnológica (palestra, curso, exposição etc.) em escolas públicas (níveis fundamental ou médio) sediadas no Estado do Rio de Janeiro.

Vários pesquisadores já realizaram suas atividades indo diretamente às escolas, outros trouxeram os alunos para dentro de seus laboratórios ou institutos de pesquisa, alguns ainda buscaram anfiteatros e salões para reuniões mais amplas do que permitia o espaço de algumas escolas. O importante é proporcionar ao aluno da rede pública a oportunidade de ter um contato único com a ciência e a tecnologia, e isso guiados pelas mãos dos melhores pesquisadores do estado e do país.

Como a vigência da bolsa é de três anos, o esperado é que Cientistas e Jovens Cientistas comprovem pelo menos três atividades - não é obrigatório que seja uma atividade em cada ano de vigência, já que os pesquisadores têm a opção de concentrá-las todas num mesmo ano.

Divulgação MCT

Semana nacional de C&T, opção

para as atividades de CNE e JCNE

Pesquisadores podem realizar atividades científica tecnológica pelo Programa SBPC vai à Escola e na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

O Programa SBPC vai à Escola, por exemplo, pode dar aos Cientistas e Jovens Cientistas que ainda não realizaram suas atividades nas escolas da rede

pública a oportunidade entrar em contato com escolas interessadas em receberem os cientistas fluminenses para palestras, oficinas, exposições, mostras etc. Criado recentemente, o SBPC vai à Escola surgiu justamente para dar condições e desenvolver maior interação entre cientistas e alunos do ensino médio do estado do Rio de Janeiro. Maiores informações podem ser obtidas na página do SBPC vai à Escola (http://www.sbpcrj.org.br/projetosSbpcEscola.shtml).

Outra sugestão é a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, que este ano tem como tema mudanças climáticas, desastres e prevenção de riscos.  Para saber como participar e obter outras informações sobre a edição de 2011 da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, visite: http://semanact.mct.gov.br/