UFRJ e outras nove entidades de ensino fazem denúncia sobre situação orçamentária das instituições federais do Rio
06/12/2022

Nesta segunda-feira, 5/12, a UFRJ reiterou denúncia sobre a situação de esvaziamento orçamentário da instituição e de todas as 68 universidades federais brasileiras. No sábado, 3/12, a Universidade emitiu nota dando transparência às comunidades interna e externa acerca dos efeitos pós-bloqueio de mais de R$ 15 milhões feito pelo governo federal.

Além da UFRJ, assinam o documento desta segunda-feira as seguintes instituições: Universidade Federal Fluminense (UFF), Instituto Federal Fluminense (IFF), Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (Cefet-RJ), Colégio Pedro II, Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ), Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (Uenf), Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) e Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio).

“A situação de “limite zero” que nos foi imposta, associada à falta de previsões de liberações até o final do ano, nos impede de continuar, pois nosso orçamento definido em lei tornou-se inacessível e isso coloca em risco a continuidade do funcionamento se os cortes não forem revertidos em poucos dias”, diz um trecho da nota.

Fonte da notícia: Conexão UFRJ (Adaptada)

Clique aqui para acessar a notícia no site Conexão UFRJ.