Divulgação de Bolsas de Iniciação Científica no Inmetro
18/10/2022

O grupo de pesquisa do Inmetro dispõe no momento de 3 bolsas FAPERJ de Iniciação Científica para estudantes de graduação em Ciência da Computação, Engenharias, ou cursos correlatos. É uma oportunidade para valorizar o currículo, aprender sobre prática de pesquisa nos laboratórios do Inmetro, participar de eventos como workshops e conferências, publicar em revistas científicas, e estabelecer bons contatos na área. Todas as bolsas e seus respectivos projetos estão relacionados à área de Indústria 4.0, conforme descrito no resumo a seguir:

Armazenamento seguro de dados usando blockchains: este projeto prevê o uso de blockchains como mecanismos de segurança para a Indústria 4.0, e envolve a combinação de smart contracts com ferramentas como hashes de similaridade, criptografia multifuncional e zero-knowledge proofs (ZKP);

Segurança cibernética de sistemas distribuídos de medição: este projeto prevê a construção de mecanismos de segurança para sistemas distribuídos de medição usando técnicas como proteção por hardware, criptografia, e blockchains;

Prevenção de doenças laborais na indústria usando Inteligência Artificial: este projeto prevê o desenvolvimento de ferramentas inteligentes baseadas em machine learning desenvolvidas em Python, para monitoramento de trabalhadores da indústria e prevenção de doenças laborais e acidentes de trabalho.

Para se candidatar à bolsa FAPERJ, o aluno deve atentar aos seguintes critérios: Estar cursando a graduação no estado do Rio de Janeiro; Ter concluído os 2 primeiros períodos do curso; ter coeficiente igual ou maior que 70%

A bolsa tem valor mensal previsto de R$ 525,00. Os horários são flexíveis e incluem atividades remotas e presenciais. As atividades presenciais serão realizadas no Campus do Inmetro em Xerém, Duque de Caxias. O Inmetro oferece serviço de transporte fretado e gratuito que pode ser utilizado pelos bolsistas. Em caso de dúvidas e para participar do processo de seleção, envie um e-mail para: wsjunior@inmetro.gov.br ou egmachado@colaborador.inmetro.gov.br ou abcosta@colaborador.inmetro.gov.br ou agdabeatrizcosta@gmail.com informando o interesse.