Prefeitura do Rio abre concurso para premiar teses e dissertações sobre o Rio de Janeiro
06/10/2022

O Instituto Pereira Passos, órgão da Prefeitura do Rio, abriu inscrições para a 3ª edição do Prêmio IPP Maurício de Almeida Abreu. O objetivo é premiar as duas melhores teses de doutorado e as duas melhores dissertações de mestrado que promovam uma reflexão sobre o desenvolvimento da cidade do Rio e da Região Metropolitana.

O concurso faz parte das comemorações do Bicentenário da Independência e receberá as candidaturas até dia 31 de outubro. A inscrição é gratuita. Serão aceitos trabalhos que abordem aspectos sociais, urbanos, econômicos, políticos, culturais, ambientais, históricos e de patrimônio histórico do município.

Para participar, é necessário que o trabalho tenha sido realizado em um programa de pós-graduação stricto sensu, reconhecido pela CAPES, sediado em qualquer local do território brasileiro. Só poderão ser apresentados trabalhos em português, defendidos no período de 1º de janeiro de 2019 a 31 de julho de 2022. É importante lembrar que serão aceitos trabalhos de diferentes áreas disciplinares e cada participante poderá apresentar somente um trabalho.

O primeiro lugar para tese de doutorado receberá R$18 mil e o segundo lugar, R$12 mil. Já o primeiro lugar da dissertação de mestrado receberá R$10 mil e o segundo lugar, R$6 mil. O anúncio dos vencedores acontecerá em dezembro. Também será concedida menção honrosa ao melhor trabalho que aborde o tema do Bicentenário.

O edital do concurso, publicado no Diário Oficial do município, está disponível para consulta na página. Clique aqui para acessar.

Fonte da notícia: Instituto Pereira Passos (Adaptada)