Cursos/eventos selecionados PR-2 (publicados de 25/07/2022 a 29/07/2022)
25/07/2022

ATENÇÃO: Vários cursos/eventos publicados pela PR-2 podem ser ou já terem sido cancelados/adiados/suspensos sem conhecimento da PR-2. Por isso, recomendamos que verifiquem junto aos organizadores dos respectivos cursos/eventos (pelos seus sites e/ou e-mail e/ou outras formas de contato) se eles de fato ocorrerão na data prevista.

Observação:Atente-se para as datas dos eventos e de suas inscrições (se houver). A PR-2 não se responsabiliza pelas datas e prazos aqui divulgados. Consulte o site no qual o evento foi publicado ou entre em contato com a Comissão Organizadora do evento de seu interesse.

Para consultar mais eventos divulgados pela UFRJ, sugerimos que acessem o 'Portal de Eventos da UFRJ' no link: https://eventos.ufrj.br/

Nome do evento Banner/ResumoLink ObservaçãoInserido em
A Regularização da Ética na Pesquisa envolvendo Humanos - Questões de interesse na Pós-Graduação

A Câmara Técnica de Ética em Pesquisa (CTEP), instância consultiva associada ao Conselho de Ensino para Graduados (CEPG), associada à Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa (PR-2), convida orientadores e alunos para uma discussão sobre a ética na pesquisa envolvendo humanos. O evento será realizado no dia 25 de agosto de 2022, das 14:30 às 17h, em formato virtual.

Esse evento promoverá uma importante discussão e aprofundamento sobre o tema na UFRJ, em especial no âmbito dos projetos de mestrado, doutorado e, também, pós-doutorado.

Fonte da imagem: CTEP UFRJ

Boletim de Eventos UFRJ - 28-07-2022

Fonte: CoordCOM/UFRJ (Adaptada)

29/07/2022
14º ENCONTRO SABORES E SABERES

O evento contará com emissão de certificados.

Fonte da imagem: Sabores e Saberes UFRJ

Dia da Inovação

O dia 1º de agosto será o Dia da Inovação no Parque Tecnológico da UFRJ. Idealizado pelo Parque, Agência UFRJ de Inovação, Escola Politécnica UFRJ e Firjan, o evento contará com uma intensa programação envolvendo mesas e painéis de debates com a presença da reitora da UFRJ, Denise Carvalho e de autoridades ligadas à área de inovação e tecnologia.

Além disso, alunos (as) do MAI/DAI, programa de mestrado e doutorado da UFRJ, apresentarão seus trabalhos inovadores nas mais diferentes áreas, como saúde e engenharia ambiental. Todos os projetos têm o intuito de construir um ambiente acadêmico ainda mais inovador. As atividades acontecerão das 9h às 18h na Inovateca, com entrada gratuita.

Fonte da imagem: Parque Tecnológico UFRJ

28/07/2022
Seminário: A qualidade da educação e o espaço

Palestra com a Professora Clare Brooks (Universidade de Londres): “A qualidade da educação e o espaço: discutindo as mudanças e o contexto da formação inicial dos professores”, com parte de seu último livro Brooks, C., (2021). The quality conundrum in initial teacher education.

A palestra acontecerá dia 28 de julho de 2022, quinta-feira, às 14 horas, via zoom. Haverá intérpretes inglês-português, Libras.

27/07/2022
Produção de ciência na era do negacionismo

Natalia Pasternak (Instituto Questão de Ciência), Stuart Firenstein (Columbia University), Celi Scalon (PPGSA/UFRJ), Gabriel Mizrahi (IRI – PUC/IBI), Janaina Perrayon (UCP) e Antônio Carlos Juca (PPGHIS/UFRJ) são os convidados da mesa Produção de Ciência na Era do Negacionismo, mediada por Michel Gherman (DS/UFRJ).

26/07/2022
Conferência inaugural da Cátedra Anísio Teixeira de Formação de Professores

A sociologia no Brasil e na Argentina: repensando fronteiras

Juan Blois (CONICET; UNGS) e Antonio Brasil Jr. (PPGSA/UFRJ) são os convidados da mesa “A sociologia no Brasil e na Argentina: repensando fronteiras”, que terá a mediação de Lucas Carvalho (PPGS UFF – Programa de Pós-Graduação em Sociologia).

Inscrições para certificado: https://tinyurl.com/sciciar

Canal Youtube SciCi

I Semana de Ciências Criminais da FND/UFRJ

A LACC, em parceria com Rafael Fonseca de Melo, Professor de Criminologia e Processo Penal da FND, anuncia a Semana de Ciências Criminais da UFRJ, que em sua 1ª edição homenageará e contará com a presença dos ilustres professores Juarez Tavares e Juarez Cirino dos Santos. O evento ocorrerá nos dias 26 e 27 de julho, às 16h.