UFRJ lançará Centro Nacional de Transplantes Complexos
30/06/2022

Hospital Universitário Clementino Fraga Filho será o primeiro hospital público do país a sediar um programa de transplantes desse porte.

O Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (HUCFF/UFRJ) lançará o Centro Nacional de Transplantes Complexos (CNTc). Ele será local para transplantes de coração, pulmão, rim, pâncreas e fígado, combinados, transplantes contra barreiras imunológicas, além de desenvolver um programa de reabilitação intestinal e transplante intestinal e multivisceral. O CNTc será o primeiro do país a ser ofertado pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

“O projeto, além de propulsionar os transplantes no país, aumentará a capacidade de atendimento à alta complexidade para nossos pacientes”, disse Marcos Freire, diretor do Hospital, que se orgulha do fato de a UFRJ inaugurar o programa no país. O projeto para criação de um centro de transplantes complexos no país vem sendo desenvolvido há um ano pelo Ministério da Saúde, que entendeu que o HUCFF é a unidade adequada, por sua capacidade de atendimento em média e alta complexidades.

Fonte da notícia: Site Conexão UFRJ (Adaptada)

Clique aqui para mais informações