Cursos/Eventos selecionados pela PR-2 (publicados de 25/04/2022 a 29/04/2022)
25/04/2022

ATENÇÃO: Vários cursos/eventos publicados pela PR-2 podem ser ou já terem sido cancelados/adiados/suspensos sem conhecimento da PR-2. Por isso, recomendamos que verifiquem junto aos organizadores dos respectivos cursos/eventos (pelos seus sites e/ou e-mail e/ou outras formas de contato) se eles de fato ocorrerão na data prevista.



Observação:Atente-se para as datas dos eventos e de suas inscrições (se houver). A PR-2 não se responsabiliza pelas datas e prazos aqui divulgados. Consulte o site no qual o evento foi publicado ou entre em contato com a Comissão Organizadora do evento de seu interesse.

Para consultar mais eventos divulgados pela UFRJ, sugerimos que acessem o 'Portal de Eventos da UFRJ' no link: https://eventos.ufrj.br/

Nome do evento Banner/ResumoLink ObservaçãoInserido em
Partituras históricas preservadas na Escola de Música da UFRJ ganham exposição em Minas Gerais

As partituras originais dos quatro mais importantes hinos brasileiros (da Independência, Nacional, da Bandeira e da Proclamação da República), além de composições históricas, como o Hino da Feliz Aclamação de D. João VI e a Estrela do Brasil, e outros documentos que integram o processo de construção destas partituras, vão ser expostos ao público, juntos, de forma inédita, em Belo Horizonte.

Arquivados na Biblioteca Alberto Nepomuceno, da Escola de Música da UFRJ, no Rio de Janeiro, os manuscritos originais deixarão pela primeira vez o edifício centenário da Rua do Passeio, no Rio, sob escolta da Polícia Militar do Rio de Janeiro e da Polícia Militar de Minas Gerais, em Belo Horizonte. Na capital mineira, serão encaminhados ao Arquivo Público do Estado e depois ao Palácio da Liberdade, onde ficarão expostos ao público a partir do dia 26, data de abertura da exposição “Já Raiou a Liberdade: Hinos do Brasil”.

. A iniciativa, capitaneada pela Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais, abre as comemorações do Bicentenário da Independência do Brasil, exatamente na Semana da Inconfidência.

Fonte: Site FAPERJ (Adaptada) - https://www.faperj.br/?id=90.7.9

-----------------

---------

29/04/2022
Reunião Magna da ABC discute papel da ciência na construção do futuro

Mudanças climáticas, pandemias, revolução 4.0, Internet das Coisas, entre outras transformações que impõem novos desafios à sociedade estão entre os temas da Reunião Magna da Academia Brasileira de Ciências (ABC). Com o tema “O Futuro é Agora”, o evento acontece de 3 a 5 de maio, no Museu do Amanhã, com a discussão central do papel da ciência na construção de um futuro mais justo e sustentável debater temas urgentes nas áreas de meio ambiente, tecnologia e saúde.

Entre os palestrantes, Chris Field, ecologista que desenvolve pesquisas inovadoras em soluções para mudanças climáticas e diretor do Instituto Stanford Woods para o Meio Ambiente, e James Kurose, cientista da computação da Universidade de Massachusetts e coautor do best-seller “Redes de Computadores e a Internet”. No dia quatro, o evento sediará a cerimônia de posse de Helena Nader, primeira mulher a presidir a entidade, e anunciará os vencedores do Prêmio Almirante Álvaro Alberto. No dia 5, sessão especial vai celebrar o Dia Mundial da Língua Portuguesa. O presidente da FAPERJ, Jerson Lima, coordenará sessão temática que sucede a conferência da epidemiologista Maria Van Kerkhove, diretora técnica da OMS para a Covid-19, que irá falar sobre o gerenciamento da pandemia do novo coronavírus e as lições para as próximas.

Fonte: Site FAPERJ (Adaptada) - https://www.faperj.br/?id=90.7.9

Link para o site de inscrição do evento

Clique aqui para ler notícia 'CNPq realiza cerimônia de premiação do Prêmio Almirante Álvaro Alberto nesta quarta' no site CNPq

Clique aqui para ler nota 'Helena Nader toma posse na presidência da Academia Brasileira de Ciências' no site FAPERJ

29/04/2022 (Atualizada em 10/05/2022)
Uerj promove debates para discutir propostas para o RJ pós-pandemia

Com o objetivo trocar ideias e experiências e apresentar propostas e soluções viáveis ao desenvolvimento social e econômico das diferentes regiões fluminenses, a Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) reunirá especialistas e pesquisadores de seu próprio quadro e de outras instituições no ciclo de encontros Uerj com RJ – Ciência, Tecnologia e Inovação: Propostas para o Rio de Janeiro pós-pandemia.

O evento acontecerá às terças-feiras do mês de maio – dias 3, 10, 17, 24 e 31 -, sempre a partir das 13h30, no Teatro Noel Rosa, no campus Maracanã da Uerj (R. São Francisco Xavier, 524 – Rio de Janeiro). O presidente da FAPERJ, Jerson Lima, participará da mesa de abertura, dia 3 de maio, às 13h30, ao lado do reitor da Uerj, Mario Carneiro; do diretor do Centro de Estudos Estratégicos e Desenvolvimento da Uerj (Ceed), Egberto Gaspar de Moura; e da diretora de Comunicação Social da Universidade (Comuns), Ana Claudia Theme.

Os debates serão presenciais e também transmitidos ao vivo pelo canal da TV Uerj no Youtube. As inscrições são gratuitas, mas, devido às restrições de espaço é necessário fazer uma pré-inscrição para cada dia de evento acessando a data desejada site oficial.

Fonte: Site FAPERJ (Adaptada) - https://www.faperj.br/?id=90.7.9

Link para o site oficial do evento

---------

29/04/2022
Boletim de Eventos UFRJ - 28-04-2022

Boletim de Eventos UFRJ - 28-04-2022<

Fonte: CoordCOM/UFRJ (Adaptada)

Link

----------------------

29/04/2022
Semana da Caatinga no Jardim Botânico do Rio de Janeiro

Em comemoração ao “Dia da Caatinga” (28/4), o Jardim Botânico do Rio de Janeiro promoverá, até 30 de abril, a Semana da Caatinga, como forma de valorizar esse bioma onde vivem 27 milhões de brasileiros. Ao contrário do que muita gente imagina, a Caatinga abriga uma grande diversidade de fauna e flora, que precisa ser valorizada e conservada. A programação da semana inclui uma série de atividades para mostrar aspectos surpreendentes desse bioma, com visitas guiadas, roda de conversa, jogos, desenhos animados etc. Além das atividades, haverá distribuição de folhetos na bilheteria e no Centro de Visitantes com informações sobre espécies da Caatinga cultivadas no Arboreto, e produtos à venda na Loja da Associação de Amigos do Jardim Botânico – AAJB com estampas criadas especialmente para o evento. O evento ocorre de domingo a sábado, com exceção de quarta-feira, com entrada gratuita para atividades no Museu do Meio Ambiente.

Fonte: Site FAPERJ (Adaptada)

Link

---------

29/04/2022
Casa Firjan promove oficina gratuita sobre Economia Circular

A Oficina Casa Aberta, da Casa Firjan, está promovendo dia 30 de abril vivência sobre Economia Circular. Na economia linear, a vida útil dos produtos é cada vez menor e, ao fim dos seus ciclos, há destruição de valor. A economia circular, ao contrário, procura reter valor, escolhendo melhor os materiais utilizados e projetando usos mais eficientes. A Oficina Casa Aberta - Economia Circular promoverá uma dinâmica em grupo para refletir sobre o processo de produção das empresas e debaterá a importância da circularidade para os modelos de negócio e meio ambiente. A atividade é presencial, gratuita e com vagas limitadas, disponíveis por ordem de chegada. Dúvidas, fale com: casafirjan@firjan.com.br

Fonte: Site FAPERJ (Adaptada)

Link

---------

29/04/2022
RNP realiza seu 23º Workshop 100% online em maio

Estão abertas as inscrições para a 23ª edição do Workshop RNP (WRNP 2022), que acontece dias 23 e 24 de maio, no formato 100% online. O tradicional encontro promovido pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) reúne pesquisadores, professores, estudantes de graduação e pós-graduação, além de profissionais de TI e de inovação. Este ano, temas atuais como cibersegurança, metaverso, redes 5G e 6G, inteligência artificial e tecnologias quânticas serão abordados por especialistas brasileiros e estrangeiros. Entre os palestrantes confirmados, estão os keynote speakers Walter Willinger, cientista chefe da NIKSUN (empresa de cibersegurança), e um dos grandes experts mundiais em inteligência artificial (IA), e Liane Tarouco, pesquisadora da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e integrante do Hall da Fama da Internet. Para acessar a programação, Clique aqui. O evento é gratuito e as inscrições devem ser feitas pelo site do evento.

Fonte: Site FAPERJ (Adaptada) - https://www.faperj.br/?id=90.7.9

Link

---------

29/04/2022
Bate-papo NuSAF: Acesso a medicamentos para doenças negligenciadas

Debate do Campus Macaé falou sobre o problema no acesso aos medicamentos para doenças endêmicas na população de baixa renda.

Fonte: Conexão UFRJ (Site UFRJ Adaptada) - https://conexao.ufrj.br/2022/04/doencas-negligenciadas-uma-questao-social/?_ga=2.155634802.814864950.1651058801-609340093.1651058801&_gl=1*1l108yf*_ga*NjA5MzQwMDkzLjE2NTEwNTg4MDE.*_ga_S9CWPVF04S*MTY1MTE3MjkyMC43LjEuMTY1MTE3NTEyNi4w

Link para o debate no Youtube

---------

28/04/2022
36ª edição ECEX/UFRJ Instituto de Economia da UFRJ Pós-graduação em Comércio Exterior - Apresentação

Dia 03/05/2022 das 18h30 às 20h

Fonte da notícia: Site Conexão UFRJ (Adaptada)

Fonte da imagem: Site Conexão UFRJ

Link

A ECEX Pós-graduação em Comércio Exterior Instituto de Economia da UFRJ está com as inscrições abertas.

Fonte da notícia: Site Conexão UFRJ (Adaptada)

28/04/2022
Lançamento do livro 'Nutrição Clínica Aplicada à Pediatria'

Dia 05 de maio (quinta-feira)

Horário: 17 Horas

Local: Casa da Ciência da UFRJ - Rua Lauro Müller, N° 3 - Botafogo – RJ

As professoras Patrícia Padilha e Elizabeth Accioly convidam para o lançamento do livro Nutrição Clínica Aplicada à Pediatria sob organização delas.

Elas lembram que por se tratar de espaço da UFRJ, devem ser respeitadas as diretrizes para o retorno presencial pleno da UFRJ (https://injc.ufrj.br/wp-content/uploads/2014/10/Apresenta%C3%A7%C3%A3o-Diretrizes-para-o-retorno.pdf), que estabelecem o uso de máscaras, da apresentação de comprovantes de esquema vacinal completo contra a COVID 19 e de outros cuidados para garantir a segurança sanitária no ambiente universitário.

Obs: o local não dispõe de área de estacionamento

Fonte da notícia: Instagram @ppgnufrj (Adaptada)

Fonte da imagem: Instagram @ppgnufrj

Link

------

28/04/2022
Feira Agroecológica UFRJ está de volta

Fonte da imagem: grupo do projeto Sabores e Saberes, do INJC

-----------------

------------------------

28/04/2022
Autoetnografia Brasil 2022

Acontecerá de maneira remota e totalmente gratuita entre os dias 03 a 05 de agosto de 2022.

Fonte da notícia: Site Conexão UFRJ (Adaptada)

Fonte da imagem: Site Conexão UFRJ

Link

Evento com Submissão de trabalhos. Fonte da notícia: Site Conexão UFRJ (Adaptada)

28/04/2022
I Simpósio Brasileiro de Arqueobotânica (Inscrição aberta para ouvintes)

O "I Simpósio Brasileiro de Arqueobotânica" será um evento inteiramente online.

Fonte da notícia: Site Conexão UFRJ (Adaptada)

Fonte da imagem: Site Conexão UFRJ

Link

------

28/04/2022
Iluminação Moderna x Iluminação Contemporânea

O projeto de extensão “Atitudes Sustentáveis” oferece um desafio voltado para a educação e popularização de novas tecnologias de lâmpadas chamado Iluminação moderna x iluminação contemporânea que consiste numa dinâmica de perguntas e respostas sobre as propriedades lumínicas importantes de serem consideradas na escolha de equipamentos de iluminação, realizada de forma remota, com atividades totalmente assíncronas através de vídeos explicativos elaborados para o público leigo, oferecida no ambiente virtual de aprendizagem da Universidade Federal do Rio de Janeiro: ava@ufrj.Maiores informações: extensão_labca@ufrj.br

Fonte: Conexão UFRJ (Site UFRJ Adaptada)

Link

---------

28/04/2022
Webinar | Perfomance based evaluation & funding (primeira palestra do Ciclo de Webinários LabGeopi - Unicamp)

O Ciclo de Webinários LabGeopi - Unicamp está de volta!

Será uma programação com discussões e temas atuais no campo de políticas de inovação, pesquisa e desenvolvimento; avaliação; educação superior; empreendedorismo; entre outros.

A primeira palestra será no próximo dia 06 de maio, a partir das 12h30, e terá como tema "Performance based evaluation & funding". Há uma tendência crescente de atrelar o financiamento de instituições de pesquisa e de ensino superior com avaliações de desempenho. Mas, em que medida estas experiências têm sido exitosas? Quais são os desafios para sua implementação? Essas e outras questões serão debatidas no evento.

Quando: 06 de maio, a partir das 12h30

Quem: Vuokko Kohtamäki (Tampere University, Finlândia), Merle Jacob (Lund University, Suécia) e mediação de Ana Maria Carneiro (Unicamp, Brasil).

Onde: Canal do Geopi no Youtube | https://youtu.be/cyIeqpphTZE (ative o lembrete para receber notificação quando o evento começar!)

Fonte da notícia: Coordenação do LabGepi | Unicamp (Adaptada)

Fonte da imagem: Coordenação do LabGepi | Unicamp

Link Programação Completa

O evento é gratuito e não há necessidade de inscrição.Fonte: Coordenação do LabGepi | Unicamp (Adaptada)

27/04/2022
Abertas inscrições para fórum científico 2022 da Aliança de Pesquisa do Atlântico

Evento internacional é organizado pelo MCTI, CNPq, Confap e o governo dos EUA e será realizado entre os dias 31 de maio e 2 de junho

Fonte da notícia: Site CNPq (Adaptada)

Fonte da imagem: Site CNPq

Link

------

27/04/2022
Vingança e misericórdia na justiça criminal das comunas italianas

O Programa de Estudos Medievais (PEM-UFRJ) convida a todos a acompanhar a conferência “Vingança e misericórdia na justiça criminal das comunas italianas, séculos XIII-XIV”, com a Professora Lidia Luisa Zanetti Domingues (Università Statale di Milano). O evento ocorrerá em 28 de abril, às 15h.

Fonte da notícia: Portal Eventos UFRJ (Adaptada)

Fonte da imagem: Portal Eventos UFRJ

Link

------

27/04/2022
Cristovão Bastos & Rogério Caetano e Trio Aquarius na Mostra ATG

Grandes nomes do erudito e do popular são atrações da Mostra Bossa Criativa Arte de Toda Gente, no Teatro Dulcina, esta semana. Na quarta, 27/4, sobe ao palco o Trio Aquarius, formado por Flávio Augusto (piano), Ricardo Amado (violino) e Ricardo Santoro (violoncelo), com um programa composto por obras de Heitor Villa-Lobos, Joseph Haydn e Henrique Oswald, Já na quinta, 28/4, é a vez da dupla Cristovão Bastos (piano) e Rogério Caetano (violão de 7 cordas), que tem no repertório composições próprias e parcerias com Paulinho da Viola, Maurício Carrilho e Eduardo Neves. Os shows começam às 19h e os ingressos gratuitos podem ser obtidos por meio da plataforma virtual Sympla (https://www.sympla.com.br/produtor/httpsartedetodagentecombr) e também retirados na bilheteria do teatro. A Mostra Bossa Criativa Arte de Toda Gente faz parte do programa Arte de Toda Gente – ATG, uma parceria entre a Fundação Nacional de Artes – Funarte com a Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ, com curadoria de sua Escola de Música.

Fonte da notícia: Site Portal Eventos UFRJ (Adaptada)

Link

------

27/04/2022
Seminário: Sentidos e usos da fome no debate político brasileiro: recorrência e atualidade

O Programa de Pós-Graduação em Nutrição da UFRJ convida para o bate-papo virtural: Sentidos e usos da fome no debate político brasileiro: recorrência e atualidade ministrado pela Profa. Dra. Fernanda Sá Brito do Instituto de Nutrição Josué de Castro - UFRJ.

Data: 28 de abril de 2022

Horário: 15:00 BRT

Evento gratuito pelo link youtube.com/injcufrj

Fonte da notícia: Instagram @ppgnufrj (Adaptada)

Fonte da imagem: Instagram @ppgnufrj

Link

------

26/04/2022
Cerimônia de Posse Diretor e Vice-diretora do Museu Nacional

A reitora e o vice-reitor da Universidade Federal do Rio de Janeiro, professora Denise Pires de Carvalho e professor Carlos Frederico Leão Rocha, têm a honra de convidar V. S.ª para a cerimônia de posse, nos cargos de diretor e vice-diretora do Museu Nacional, dos professores Alexander Wilhelm Armin Kellner e Andrea Ferreira da Costa a realizar-se, de modo presencial, na Biblioteca Central do Museu Nacional, no Horto Botânico – São Cristóvão – Rio de Janeiro, RJ.

Data: 06 de maio de 2022

Horário: 14:00 – 15:30 BRT

Evento gratuito.

Fonte da notícia: Portal de Eventos UFRJ (Site UFRJ Adaptada)

Link

------

26/04/2022
Segundo encontro da Série de Webinários ACS Applied Materials & Interfaces, intitulado "Materials for Energy"

É com imenso prazer que a American Chemical Society - Brazil convida a todos para o segundo encontro da Série de Webinários ACS Applied Materials & Interfaces, intitulado "Materials for Energy".

A série, promovida pela Divisão de Publicações da American Chemical Society (ACS), em parceria com a Associação Brasileira de Polímeros (ABPol), a Sociedade Brasileira de Pesquisa em Materiais (SBPMat) e a International Union of Materials Research Societies (IUMRS), foi concebida para discutir os principais desafios em aplicações de materiais em tópicos que prometem muito para o futuro próximo.

O webinar terá duas palestras em sequência: a primeira será conduzida pelo Dr. Prashant Kamat, Professor da Universidade de Notre Dame (EUA) e Editor Chefe do Journal ACS Energy Letters; a segunda, pela Dra. Ana Flavia Nogueira, Professora Titular do Instituto de Química da Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP e Diretora do Centro de Inovação em Novas Energias (CINE).

O evento terá como host o Dr. Osvaldo Novais Oliveira Junior, Editor Executivo do Journal ACS Applied Materials & Interfaces e Professor Titular do Instituto de Física da Universidade de São Paulo - USP.

Data: 03 de maio de 2022

Horário: 15:00 – 16:30 BRT

O evento é totamente gratuito.

Inscreva-se, divulgue, participe!

Dúvidas e informações, por favor, entre em contato através dos e-mails: v_junior@acs.org e mgrassi@acs.org.

Fonte da notícia: American Chemical Society - Brazil (Adaptada)

Fonte da imagem: American Chemical Society - Brazil

Inscrição

------

26/04/2022
2º OpenHouse Tecconsae

Nos dias 02 a 06 de maio, vai acontecer o 2º OpenHouse Tecconsae. Confira a programação e se inscreva pelo site que pode ser acessado clicando-se no link ao lado.

Fonte da notícia: Instagram @tecconsae (Adaptada)

Fonte da imagem: Instagram @tecconsae

Link

------

26/04/2022
Universidade organiza o IP Day UFRJ, evento gratuito que terá exposições de tecnologias, palestras, debates e minicursos

Gratuita, a programação tem a ideia de aumentar a conscientização sobre como patentes, direitos autorais e marcas, por exemplo, impactam a vida diária.O IP Day UFRJ acontecerá, no dia 27/04/22, das 10 às 13h na Inovateca, sem necessidade de inscrição. A Reitoria estará presente na abertura do evento.

Fonte: Conexão UFRJ (Site UFRJ Adaptada)

Link

Confira a programação completa aqui.

Fonte: Conexão UFRJ (Site UFRJ Adaptada)

25/04/2022
Boletim de Eventos UFRJ - 25-04-2022

Boletim de Eventos UFRJ - 25-04-2022

Fonte: CoordCOM/UFRJ (Adaptada)

Link

----------------------

25/04/2022