Programa de cooperação com o Canadá seleciona 11 projetos
08/08/2011

O resultado, em anexo, do programa de apoio às pesquisas colaborativas em parceria entre Brasil e Canadá, Programa Capes-DFAIT foi publicado nesta segunda-feira, 8. Foram selecionados 11 projetos em áreas como ecologia, engenharia elétrica e ciência da computação. Os projetos contemplados iniciarão suas atividades em setembro e terão 24 meses de duração.

A iniciativa marca a primeira parceria da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) com o Canadá, por meio do Ministério das Relações Exteriores e de Comércio Internacional (DFAIT). O Programa Capes-DFAIT consiste de projetos conjuntos de pesquisa em todas as áreas do conhecimento para fortalecer a colaboração entre pesquisadores brasileiros e canadenses e estimular a mobilidade acadêmica em nível de doutorado-sanduíche.

As equipes de pesquisa selecionadas são formadas por um professor coordenador e até cinco estudantes de doutorado por projeto. Cada doutorando receberá 8,4 mil dólares canadenses para uma estadia de seis meses no Canadá. O professor coordenador do projeto poderá receber, mediante solicitação, 3 mil dólares canadenses para fazer uma visita de dez dias ao Canadá.

O governo brasileiro também financiará no Brasil as mesmas despesas para um grupo de até cinco doutorandos canadenses por projeto. O coordenador canadense também poderá receber, mediante solicitação, recursos para fazer uma visita de dez dias ao Brasil.

Este é o primeiro programa decorrente do memorando de entendimento assinado em agosto de 2010 entre o DFAIT e a Capes, que vem a reforçar a cooperação no campo da ciência, tecnologia e inovação. A expectativa dos governos brasileiro e canadense é de que os projetos resultem em mais publicações, intercâmbio científico e cooperação bilateral intensa.

Acesse a página do Capes-DFAIT, www.capes.gov.br.