Fundação contempla 102 novos projetos
29/07/2011

Seguindo o cronograma, a Fundação divulga nesta quinta, 28 de julho, a listagem dos 102 contemplados no programa de Treinamento e Capacitação Técnica (TCT). O resultado beneficiará 17 instituições fluminenses, que dividirão 1,2 milhão em recursos para promover o aperfeiçoamento de técnicos de nível fundamental, médio e superior, participantes de atividades de apoio a projetos financiados pela FAPERJ. As bolsas entram em vigor a partir de 1º de setembro.

Entre as instituições com maior número de projetos aprovados, estão a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com 37 propostas, e a Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), com 23. Na terceira colocação, a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e a Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf), tiveram ambas nove projetos aprovados, seguidas pela Universidade Federal Fluminense (UFF), com oito; e Pontifícia Universidade Católica (PUC-Rio), com três. O Centro Universitário da Zona Oeste (Uezo) e a Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UniRio) tiveram ambas duas propostas beneficiadas. Outras nove instituições completam a lista dos contemplados.

Um dos programas mais disputados da FAPERJ, o TCT chegou a sua quinta edição, mantendo características semelhantes às suas versões anteriores. Com objetivo de valorizar a formação obtida dos integrantes do programa, visando ao seu posterior ingresso no mercado de trabalho, o programa oferece bolsa em quatro diferentes faixas, de acordo com a atividade a ser desenvolvida pelo bolsista: TCT 1, para  técnicos de nível fundamental, sem formação específica; TCT 2, para técnicos de nível médio, sem formação específica; TCT 3, para técnicos de nível médio, com formação específica na área a que se destina; TCT 4, para técnicos de nível superior, com formação específica na área a que se destina; TCT 5, para técnicos com pós-graduação stricto sensu, a nível de mestrado, com formação específica na área a que se destina.

São elegíveis projetos coordenados por pesquisadores com grau de doutor ou equivalente e vínculo empregatício em instituições de ensino e pesquisa fluminenses, envolvidos no desenvolvimento de projetos ativos financiados pela FAPERJ, aos quais se pretende vincular as atividades do bolsista a ser indicado. Não serão considerados projetos de Auxílio Instalação - INST; Auxílio para Organização de eventos APQ - 2; Auxílio à Editoração - APQ 3; e Auxílio para Participação em Reunião Científica - APQ 5. Com duração de doze meses, as bolsas poderão, no máximo, ter duas renovações por igual período.

Os contemplados agora deverão aguardar contato da Fundação para a retirada de seus termos de outorga.

Confira a íntegra da listagem dos contemplados no programa Treinamento e Capacitação Técnica, www.faperj.br.