Cursos/Eventos selecionados PR-2 (publicados de 08/02/2022 a 11/02/2022)
08/02/2022

ATENÇÃO: Vários cursos/eventos publicados pela PR-2 podem ser ou já terem sido cancelados/adiados/suspensos sem conhecimento da PR-2. Por isso, recomendamos que verifiquem junto aos organizadores dos respectivos cursos/eventos (pelos seus sites e/ou e-mail e/ou outras formas de contato) se eles de fato ocorrerão na data prevista.



Observação:Atente-se para as datas dos eventos e de suas inscrições (se houver). A PR-2 não se responsabiliza pelas datas e prazos aqui divulgados. Consulte o site no qual o evento foi publicado ou entre em contato com a Comissão Organizadora do evento de seu interesse.

Para consultar mais eventos divulgados pela UFRJ, sugerimos que acessem o 'Portal de Eventos da UFRJ' no link: https://eventos.ufrj.br/

Nome do evento Banner/ResumoLink ObservaçãoInserido em
Workshop de Matemática abordará Geometria Diferencial

A quinta edição do TYAN Virtual Thematic Workshops in Mathematics será realizada dia 21 de fevereiro, das 11h às 15h10. Nesta edição, o tema central será Geometria Diferencial, ou seja, o estudo da geometria por meio da utilização do cálculo. O evento objetiva difundir as diferentes áreas da matemática, com foco especial para os países em desenvolvimento da América Latina e Caribe. Entre os palestrantes, Emílio Lauret, da Universidad Nacional del Sur, Argentina; Jimmy Petean, do Centro de Investigación en Matemáticas, México); Keti Tenenblat, da Universidade de Brasília, Brasil; e Raquel Perales, da Universidad Nacional Autónoma de México, México. Organizado pela Rede de Jovens Afiliados TWAS (TYAN), em conjunto com a Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), Parceria Regional da TWAS para América Latina e Caribe (TWAS-LACREP) e a Academia Jovem da Argentina, o evento também recebe apoio da Academia Brasileira de Ciências (ABC) e da Sociedade Mexicana de Matemática.

Link

Gratuito

11/02/2022
Truques da Escrita: Conversando sobre o livro de Howard S. Becker

O Clube da Escrita do Centro de Tecnologia (CT) da UFRJ está de volta!! Para inaugurar a temporada de 2022, o tema da conversa será o livro “Truques da escrita: para começar e terminar teses, livros e artigos”, de Howard S. Becker e a convidada será a Karina Kuschnir, professora do Departamento de Antropologia Cultural do Instituto de Filosofia e Ciências Sociais (IFCS) da UFRJ, responsável pela revisão técnica da obra.

Criado em 2020, o Clube da Escrita é uma iniciativa da Coordenação de Integração Acadêmica do CT em parceria com a Associação de Pós-graduandos – APG/UFRJ, as representações discentes do CT e o Laboratório da Palavra da Faculdade de Letras da UFRJ.

Fonte da notícia e da imagem: Portal de eventos UFRJ (Adaptada)

Link

Gratuito

10/02/2022
Entrevista “Los concilios eclesiásticos en la Antigüedad Tardía y la Alta Edad Media”

O Programa de Estudos Medievais (PEM-UFRJ) convida a todos a acompanhar a entrevista “Los concilios eclesiásticos en la Antigüedad Tardía y la Alta Edad Media”, com a Professora Silvia Acerbi (Universidad de Cantabria).

Fonte da notícia e da imagem: Portal de eventos UFRJ (Adaptada)

Inscrições pelo formulário: https://forms.gle/QAt4AXHqCVi3W8BX8

Link

Gratuito

10/02/2022
Retorno da Siac terá mais de 5 mil trabalhos de ensino, pesquisa e extensão

Fonte da notícia e da imagem: Conexão UFRJ (Adaptada)

Link

--------

10/02/2022
74ª Reunião Anual da SBPC

As inscrições para a 74ª Reunião Anual da SBPC, que será realizada de 24 a 30 de julho, estão abertas. O evento acontecerá de forma híbrida, com atividades presenciais e virtuais, nos quatro campi da @unb_oficial – Brasília, Ceilândia, Gama e Planaltina! O tema “Ciência, independência e soberania nacional” é em alusão ao ano que marca o bicentenário da Independência do Brasil e o centenário da Semana de Arte Moderna. Inscreva-se e aproveite os descontos nas taxas: https://ra.sbpcnet.org.br/74RA/

Fonte da notícia e da imagem: Instagram @sbpcnet

Link

Clique aqui para ler a nota FAPERJ 'SBPC realiza cerimônia de entrega do 3º Prêmio “Carolina Bori Ciência & Mulher”'

Última atualização em 15/02/2022
Começa o maior evento acadêmico da UFRJ!

Às 9h do dia 14/02 começa a transmissão da abertura.

A 11ª SIAc está chegando com uma programação de abertura incrível e feita especialmente para você!

Se liga:

Às 9h do dia 14/02 começa a transmissão da abertura.

A reitora Denise Pires de Carvalho, o vice-reitor Carlos Frederico Leão Rocha e as pró-reitoras Gisele Pires, Denise Freire e Ivana Bentes vão falar sobre "A vitória do conhecimento, da educação, da ciência e das artes".

Em seguida teremos o debate "Experiências inspiradoras de pesquisa, ensino e extensão" onde professores e estudantes da UFRJ apresentarão experiências inovadoras a partir do cenário pandêmico que surgiu em 2020.

O NUDAFRO UFRJ (@nudafro) vai abrilhantar a abertura com apresentações de dança.

A 11ª edição da Semana de Integração Acadêmica da UFRJ acontece nos dias 14 a 18 de fevereiro.

Assista à abertura ao vivo em: https://youtu.be/gOdA4uOD-yk.

A live contará com intérpretes de LIBRAS!

E confira as demais transmissões abertas da SIAc no canal Extensão UFRJ no YouTube, ou na página da Pró-Reitoria de Extensão - UFRJ no Facebook.

Inscreva-se, até 13/02, para ter acesso à programação completa e receber seu certificado de ouvinte: even3.com.br/siacufrj

Te encontramos lá!

Link

--------

09/02/2022
Discussão sobre o futuro da PG no Brasil.

Um grupo de membros afiliados do ABC convida para participar da Discussão sobre a pós-graduação no Brasil.

O evento acontecerá de forma remota no dia 10 de fevereiro de 2022, às 10h.

Fonte: Instagram @ibccf_ufrj (Adaptada)

Link

--------

09/02/2022
O Laboratório de Inovação Cidadã monta playlist especial com as principais mentorias que já passaram pelo Labic.

No Labic Sob Demanda você tem acesso a um bloco de consultorias específicas inéditas com os nossos parceiros, além de poder assistir às mentorias de Mídias e Redes Sociais, Gestão de Projetos e Produção de lives.

Fonte: Pontão da Eco (Adaptada)

Link

--------

09/02/2022
Webinario sobre a chamada CONFAP - WBI: Pesquisa e Inovação Belgica / Brasil

O Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (CONFAP) e a Wallonie-Bruxelles International (WBI), com apoio da EURAXESS Brasil & LAC, realizam no dia 17 de fevereiro, às 15h, o Webinar sobre a Chamada CONFAP & WBI 2022, que tem por objetivo apoiar projetos conjuntos de Pesquisa & Inovação entre o Brasil e a Bélgica, missões, mobilidade de pesquisadores, seminários e publicações.

Fonte: EURAXess (Adaptada)

Link

Gratuito

08/02/2022