Cursos/Eventos selecionados PR-2 (publicados de 01/02/2022 a 04/02/2022)
01/02/2022

ATENÇÃO: Vários cursos/eventos publicados pela PR-2 podem ser ou já terem sido cancelados/adiados/suspensos sem conhecimento da PR-2. Por isso, recomendamos que verifiquem junto aos organizadores dos respectivos cursos/eventos (pelos seus sites e/ou e-mail e/ou outras formas de contato) se eles de fato ocorrerão na data prevista.

Observação:Atente-se para as datas dos eventos e de suas inscrições (se houver). A PR-2 não se responsabiliza pelas datas e prazos aqui divulgados. Consulte o site no qual o evento foi publicado ou entre em contato com a Comissão Organizadora do evento de seu interesse.

Para consultar mais eventos divulgados pela UFRJ, sugerimos que acessem o 'Portal de Eventos da UFRJ' no link: https://eventos.ufrj.br/

Nome do evento Banner/ResumoLink ObservaçãoInserido em
CNPq e Museu Nacional fazem série de lives sobre pesquisas de longa duração no Monumento Natural das Ilhas Cagarras

O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/MCTI) e o Museu Nacional (MNRJ/UFRJ) iniciam nesta quinta-feira, 03/02/22, a série de lives "Nas Asas da Ciência - Um Voo pelas Ilhas Cagarras" em referência à exposição homônima que acontece gratuitamente no Aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro. O objetivo é apresentar temas relacionados às pesquisas desenvolvidas na região do Monumento Natural das Ilhas Cagarras (MONA Cagarras), uma emblemática Unidade de Conservação federal gerida pelo ICMBio e que simboliza a beleza cênica e a biodiversidade marinha do Rio de Janeiro.

Fonte da notícia: CNPq (Adaptada)

Gratuito.

Veja também em https://www.gov.br/cnpq/pt-br/assuntos/noticias/cnpq-em-acao/lives-da-serie-201cnas-asas-da-ciencia-um-voo-pelas-ilhas-cagarras a notícia 'Lives da Série “Nas Asas da Ciência - Um Voo pelas Ilhas Cagarras" no site CNPq.

Veja também em https://www.gov.br/cnpq/pt-br/assuntos/noticias/cnpq-em-acao/cnpq-e-museu-nacional-ufrj-fazem-serie-de-lives-sobre-pesquisas-de-longa-duracao-no-monumento-natural-das-ilhas-cagarras a notícia 'CNPq e Museu Nacional fazem série de lives sobre pesquisas de longa duração no Monumento Natural das Ilhas Cagarra" no site CNPq.

03/02/2022 (atualizada em 14/02/2022)
Curso de Extensão Sobre Acessibilidade Cultural em Museus

Em março e abril de 2022, o Museu da Geodiversidade (IGEO/UFRJ) em parceria com o Núcleo Interdisciplinar de Tecnologia para o Desenvolvimento Social (UFRJ) promoverá o curso de extensão Aprendendo a lidar com a diversidade: Acessibilidade Cultural e Educação Ambiental para o público infanto-juvenil com Deficiência Intelectual. Você pode participar da organização, execução e creditar horas de extensão!

Tecnoversas do CT conversa com Carla Cipolla

Carla Cipolla, professora do Programa de Engenharia de Produção da Coppe e coordenadora da Unidade de Suporte à Inovação Social (USIS) da UFRJ e do Rio DESIS Lab na universidade, estará no Tecnoversas do CT e vai contar como o fomento à inovação social vem contribuindo para às mudanças sociais na cidade do Rio de Janeiro e como o inovador social pode receber o apoio da USIS para viabilizar o seu projeto.

01/02/2022
Exposição “Nas Asas da Ciência – Um Voo pelas Ilhas Cagarras”

Visite a exposição gratuita “Nas Asas da Ciência – Um Voo pelas Ilhas Cagarras” no hall de desembarque do Aeroporto Santos Dumont, no Rio.A exposição é uma oportunidade para você conhecer o conjunto de ilhas que avistamos quando estamos na Praia de Ipanema.

“Nas Asas da Ciência” aproxima do público os conhecimentos científicos gerados nesse lugar especial da Cidade Maravilhosa!

Curso Online de Viola Brasileira

Neste curso você viverá uma jornada para a ampliação de sua percepção musical de maneira que influencie positivamente em sua maneira de ouvir e tocar viola.

Curso Online de Contrabaixo

O Curso On-line de Contrabaixo apresenta trinta estudos dirigidos, estruturados em 5 unidades temáticas, a saber: (1) postura e rotina de estudos no contrabaixo, (2) a mão direita no contrabaixo, (3) a mão esquerda no contrabaixo, (4) os estilos e músicas do contrabaixo e (5) construção de protótipos do braço e do arco do contrabaixo para estudos longe do contrabaixo.

Curso Online de Bandolim

O Curso On-line de bandolim apresenta uma abordagem bastante ampla sobre as particularidades técnicas do bandolim, desde elementos gerais da escola italiana até aqueles encontrados no panorama brasileiro de nossos dias.