COMUNICADO do Escritório de Gestão de Indicadores de Desempenho da UFRJ (GID)
04/10/2021

Prezados pesquisadores,

Como todos já sabem, o preenchimento correto da afiliação para submissão de artigos em revistas nacionais e internacionais é FUNDAMENTAL para que a UFRJ possa ser avaliada de forma correta quando se utilizam indicadores de número e/ou impacto de artigos científicos. Realizando buscas no Scopus e no Web of Science, já foram identificadas dezenas de variações da afiliação "Universidade Federal do Rio de Janeiro". Estas variações foram indicadas como sinônimos, para que sejam contabilizadas de forma unificada para a nossa instituição

Com o intuito de não seguirmos criando novas variações, pedimos ENCARECIDAMENTE que leiam as orientações abaixo, para inserir corretamente "Universidade Federal do Rio de Janeiro" no site das revistas para onde usualmente enviam seus trabalhos. O nome da instituição deve ser preenchido no campo "affiliation" por extenso, em portugues, sem hifens ou barras que o conectem a outras palavras (por exemplo, "Universidade Federal do Rio de Janeiro-CCS" NÃO deve ser usado) . NÃO usar UFRJ! Usar Federal University of Rio de Janeiro SOMENTE SE a revista exigir a tradução (o que é raro hoje em dia).

INSTRUÇÕES
Ocorrem  três momentos em que a Instituição pode ser inserida no campo "Afiliação" no processo editorial de um artigo:

1- No cadastro do autor no periódico - em geral quando o autor deseja submeter um artigo em um periódico ele deve  primeiro se cadastrar.

Clique aqui para acessar as informações sobre o cadastramento.

2- Na área de metadados do artigo -  é preenchida no momento da submissão (muitas vezes o  primeiro autor ou o  autor de correspondência  preenche as informações por todos os demais autores).

Clique aqui para acessar as informações sobre o preenchimento da Área de Metadados do Artigo.

3- No momento da revisão da prova de prelo (rever metadados).

Clique aqui para acessar as informações sobre como rever metadados no momento da revisão da prova de prelo.

Os videos acima se baseiam na plataforma Open Journal System (OJS), mas em qualquer outra plataforma sempre haverá o campo "affiliation".

Att

Professora Daniela Uziel
Coordenação - Escritório de Gestão de Indicadores de Desempenho da UFRJ (GID)
Pró- Reitoria de Pesquisa e Pós Graduação PR2