Boletim IPPUR/UFRJ nº 41- 21 de Janeiro de 2021

Boletim nº 41 - 21 de janeiro de 2021

EDITAL ABERTO
Logomarca 10 anos do GPDES

Em comemoração aos 10 anos do Curso de Graduação em Gestão Pública para o Desenvolvimento Econômico e Social (GPDES), o Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional (IPPUR/UFRJ) lança o Edital de Concurso para Seleção de Logomarca Comemorativa. As inscrições poderão ser realizadas até o dia 10 de fevereiro de 2021. O concurso é aberto a todo o corpo social da UFRJ.

ARTIGO
Território Viral

Publicado em outubro de 2020, Rodrigo Firmino (PUC-PR) assina o artigo Território Viral, abordando com tom questionador aspectos de caráter geopolítico deflagrados por medidas de restrição adotadas no período pandêmico, além de pontuar a seletividade territorial e observar as escalas de aplicação.

PROCESSO SELETIVO ABERTO
Especialização em Sociologia Urbana - UERJ

A Pós-Graduação Lato-Sensu de Sociologia Urbana na UERJ abre seu processo seletivo para o preenchimento de vagas para especialização. Serão trinta vagas oferecidas, sendo nove vagas reservadas para as cotas. As inscrições vão do dia 11/01 a 22/02, com início das aulas previsto para o mês de abril, no período noturno. O valor total do curso é de R$350,00 e a taxa de inscrição consiste no valor de R$100,00.

LIVRO
Redução do Risco de Desastres e a Resiliência no meio Rural e Urbano

Em dezembro de 2020, a Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ) realizou uma live para lançar o e-book "Redução do Risco de Desastres e a Resiliência no meio Rural e Urbano", que conta com 50 capítulos escritos por pesquisadores das ciências sociais e da tecnologia do Brasil e de Portugal. A organização do material foi feita pela Associação dos Geógrafos Brasileiros (AGB/BAURU) com diversas instituições mundiais, dentre elas a EMBRAPA e o Escritório das Nações Unidas para Redução de Desastres (UNDRR).

Expediente — Boletim IPPUR: Direção Colegiada IPPUR: Orlando Alves dos Santos Júnior // Coordenação de Pesquisa, Extensão, Divulgação e Documentação: Deborah Werner e Lalita Kraus // Colaboração: Fábio de Oliveira // Projeto Gráfico: Stephanie Assaf e Rafael Vidal // Programador: Thiago Pereira // Agência IPPUR: Clarice Rocha e Raquel Isidoro // Você recebeu esse email por causa da sua relação com o IPPUR/UFRJ.

Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional - IPPUR Universidade Federal do Rio de Janeiro
Sala João do Rio - Faculdade de Letras Av. Horácio Macedo, 2151 Cidade Universitária - Ilha do Fundão
CEP: 21941-917 - Rio de Janeiro - RJ - Brasil

Fonte: IPPUR/UFRJ