Pesquisadores da UFRJ descobrem mecanismo que ajuda a combater “gordura ruim”
10/12/2020

Iniciativa estuda como a gordura marrom pode ajudar no controle da obesidade | Ilustração: Guilherme Vairo (Coordcom/UFRJ)

Um grupo de pesquisadores do Instituto de Bioquímica Médica Leopoldo de Meis (IbqM/UFRJ) e da Universidade da Califórnia (Ucla) descobriu que a inibição de uma proteína mitocondrial pode aumentar a queima de gordura no tecido adiposo.

Segundo Marcus Oliveira, um dos responsáveis pelo estudo, a pesquisa analisou a “gordura marrom”, tipo de gordura que absorve a glicose e as gorduras circulantes no sangue e as quebra, formando calor.

“Esse processo acontece em uma pequena organela denominada mitocôndria, que guarda características muito particulares nesse órgão.Quando a gordura marrom está ativada, há uma diminuição de gorduras e glicose no sangue, auxiliando até mesmo no tratamento da diabetes tipo 2”, explica.

Mais informações sobre a pesquisa

Clique aqui para acessar a notícia na íntegra

Fonte: Conexão UFRJ (Adaptada)