UFRJ concede título Honoris Causa para Carolina Maria de Jesus
13/11/2020

O Conselho de Coordenação do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFCH) aprovou, por unanimidade, fazer uma homenagem póstuma à escritora Carolina Maria de Jesus, com o título de Doutora Honoris Causa. A proposta, encaminhada pelo Instituto de Filosofia e Ciências Sociais (Ifcs) e aprovada pelo Conselho do CFCH, agora seguirá para o Conselho Universitário. Nascida em Minas Gerais, a escritora, compositora e poetisa, que faleceu em 1977, foi tema de 58 trabalhos acadêmicos nos últimos seis anos, conforme o portal da Capes. O parecer é assinado pela Comissão Acadêmica do Conselho, composta pelos conselheiros Maria Muanis, Maria de Fátima Galvão, Jeane Alves da Silva, Miriam Krenzinger e Vantuil Pereira. As motivações apresentadas enfatizam ainda que Maria Carolina de Jesus é uma autora fundamental na luta antirracista, tendo enfrentado em vida questões relacionadas ao que se denominou “racismo estrutural”, que, dentre as suas mais variadas formas de produzir o apagamento do negro da história nacional, procurou silenciar mulheres como Carolina Maria de Jesus como parte da produção da literatura brasileira. O documento afirma ainda a importância da concessão do título pela necessária “reparação histórica do apagamento não de uma personalidade, mas de um segmento étnico que historicamente foi negado o lugar na cultura nacional” e a “construção de novas possibilidades e percursos para mulheres negras, cuja marca de subalternidade, que alijou Carolina Maria de Jesus do espaço público e literário, ainda precisa ser superada”.

Para ler o parecer da Comissão Acadêmica na íntegra, clique aqui

Clique aqui para acessar a notícia na íntegra

Fonte: FAPERJ (Adaptada)