Pesquisa da UFRJ em parceria com UFMG revela aumento de mortes por doenças cardiovasculares durante a pandemia
05/11/2020

Ilustração: Henrique Campeã/SAÚDE é Vital

Estudo brasileiro aponta que mortes por doenças cardiovasculares aumentaram significativamente durante a pandemia de COVID-19 nas seris capitais avaliadas sendo elas: Manaus, Belém, São Paulo, Rio de Janeiro, Fortaleza e Recife, escolhidas por terem sido mais afetadas pelo coronavírus durante os primeiros meses da crise. A pesquisa foi realizada pelas universidades federais do Rio de Janeiro (UFRJ) e Minas Gerais (UFMG), pela Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC) e pelo Hospital Alberto Urquiza Wanderley, na Paraíba. Os dados foram extraídos dos cartórios de registro crivil, por meio da Associação Nacional de Registradores de Pessoas Naturias (Arpen). Os cientistas compararam a quantidade de mortes por infarto, AVC e problemas cardiovasculares não especificados de 17 de março a 22 de maio deste ano com o mesmo período de 2019. Confira!

Clique aqui para acessar a notícia na íntegra

Fonte: Veja (Adaptada)