Cursos/Eventos selecionados PR-2 (publicados de 19/10/2020 a 23/10/2020)
19/10/2020

ATENÇÃO: Vários cursos/eventos publicados pela PR-2 podem ser ou já terem sido cancelados/adiados/suspensos sem conhecimento da PR-2. Por isso, recomendamos que verifiquem junto aos organizadores dos respectivos cursos/eventos (pelos seus sites e/ou e-mail e/ou outras formas de contato) se eles de fato ocorrerão na data prevista.



Observação:Atente-se para as datas dos eventos e de suas inscrições (se houver). A PR-2 não se responsabiliza pelas datas e prazos aqui divulgados. Consulte o site no qual o evento foi publicado ou entre em contato com a Comissão Organizadora do evento de seu interesse.

Para consultar mais eventos divulgados pela UFRJ, sugerimos que acessem o 'Portal de Eventos da UFRJ' no link: https://eventos.ufrj.br/

Nome do evento Banner/ResumoLink ObservaçãoInserido em
Live 'Sou cientista. e agora?'

Fonte da inagem: Instagram @borafazerciencia

Link

---------- 23/10/2020
INCTMat realiza série de eventos sobre desenvolvimento profissional O Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Matemática (INCTMat) realiza no dia 4 de novembro, às 17h15, uma mesa-redonda para discutir a elaboração de projetos de pesquisa na área. A iniciativa integra uma série de atividades pensadas para o desenvolvimento profissional dedicados à comunidade matemática em sentido amplo. O evento será realizado pela plataforma zoom e terá a participação de Cecília Mondaini (Drexel University, Estados Unidos), Cristina Caldas (Instituto Serrapilheira), Roberto Imbuzeiro (Instituto de Matemática Pura e Aplicada - IMPA) e Yuri Lima (Universidade Federal do Ceará - UFC). O INCT conta com apoio da FAPERJ.

Link

Mais informações 23/10/2020
Centenário de Celso Furtado é comemorado na Uer

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) abre, na próxima terça-feira (27/10), o “Ano Comemorativo Celso Furtado”. A cerimônia, sem presença de público, será realizada às 13h30 com o descerramento de painel fotográfico, com transmissão ao vivo pelo canal da TV Uerj no YouTube. O evento contará com a participação do reitor, Ricardo Lodi Ribeiro; da pró-reitora de Extensão e Cultura, Cláudia Gonçalves; e da jornalista Rosa Freire D`Aguiar, viúva de Celso Furtado, que falará diretamente da França. Intelectual, economista, jornalista e gestor público, Celso Monteiro Furtado muito contribuiu para o pensamento econômico e social brasileiro. O paraibano, que completaria 100 anos em 26 de julho de 2020, teve mais de 30 livros publicados, traduzidos para 12 idiomas. Durante sua trajetória profissional, o economista ocupou funções em órgãos distintos, como a Comissão Econômica para a América Latina (Cepal), Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene), Ministério do Planejamento, Ministério da Cultura, Instituto Latino-Americano para Estudos de Desenvolvimento (Ildes), Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e Comissão de Desenvolvimento e Cultura da Organização das Nações Unidas (ONU). A Uerj programou o “Congresso Internacional Celso Furtado 100 Anos”, de 3 a 7 de novembro, que contará com personalidades de vários lugares do mundo. Entre elas a ex-presidente da República, Dilma Rousseff, o ex-ministro de Relações Internacionais, Celso Amorim, além de professores e pesquisadores da França, Portugal, México, Argentina, Angola, EUA e Brasil, de diferentes áreas do conhecimento. A intenção é discutir o pensamento econômico desenvolvimentista presente na teoria furtadiana e o papel do Estado na economia

Link

Youtube 23/10/2020
Segurança pública e ordem urbana

Fonte da notícia: Eventos UFRJ (Adaptada)

Link

Instagram 23/10/2020
EAConvida – Live: Inteligência artificial

Live do Espaço Alexandria/UFRJ com os professores convidados Carlo Tolla de Oliveira (NCE/UFRJ) e Bruno Andrade Martins (CGE-RJ), falando sobre o tema Inteligência artificial, com mediação do professor José Otávio Pompeu e Silva (NCE/UFRJ).

Fonte da notícia: Eventos UFRJ (Adaptada)

Link

Youtube 22/10/2020
Evento Pré-FECTI apresenta painéis, palestras e vídeos

No ano em que a Fecti – Feira de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado do Rio de Janeiro vai realizar sua 14ª. edição, no formato 100% virtual, a feira de ciências estadual está apresentando o evento Pré-FECTI, no período da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. A Pré-FECTI é fruto da parceria da SECTI-Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação do Rio de Janeiro com a Fundação CECIERJ - Centro de Ciências e Educação Superior à Distância do Estado do Rio de Janeiro. Durante a Pré-FECTI, que teve início nesta quarta (21/10), estão sendo apresentados painéis com vídeos curtos tendo como tema a “Inteligência Artificial (IA): A Nova Fronteira da Ciência Brasileira” e a apresentação da Fecti, além de um painel com o ministro Marcos Pontes.Também estão sendo oferecidas palestras de parceiros da Fecti e oficinas ministradas pelas professoras da PCI – Praça da Ciência Itinerante. O evento ocorre de forma online, por meio da plataforma do e-Museu do Esporte.

Fonte da notícia: Site FAPERJ (Adaptada)

Link para saber mais e sobre inscrições

---- 23/10/2020
Secti organiza evento com 15 painéis e 6 conferências na Semana Nacional de C&T (ùltimo dia do evento)

Por ocasião da 17ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), que mobiliza diferentes instituições, escolas, museus e universidades de todo os País até esta sexta (23/10), a Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) preparou uma programação conjunta com o Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro (Cecierj), que teve início no dia 21/10/2020. O evento é composto por 15 painéis e 6 conferências, ministrados por parceiros de instituições vinculadas à Secti, que estão sendo transmitidos pela plataforma interativa do EMuseu do Esporte. Oportunidades e Negócios na era da Inteligência Artificial, LI-FI A Nova Revolução de Transmissão de Dados e A Evolução dos Artefatos de Robótica são alguns dos temas que estão sendo apresentados por meio de vídeos de curta duração. Já as conferências, transmitidas ao vivo, abordam assuntos como Experiências de Inclusão na Divulgação Científica e Introdução à Biologia Viral. A secretária de Ciência, Tecnologia e Inovação, Maria Isabel de Castro, ressalta a importância de popularizar a Ciência e a Tecnologia por meio do intercâmbio de dados, documentos e expertises que resultem em ações e políticas públicas específicas para estimular, desenvolver e promover a popularização da Ciência e Tecnologia para encontrar soluções simples e eficazes para o Estado do Rio de Janeiro. O evento também trará uma prévia do que vai acontecer na Feira de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado do Rio de Janeiro – FECTI, em dezembro

Fonte da notícia: Site FAPERJ (Adaptada) - http://www.faperj.br/?id=4094.2.1

Link

---- 23/10/2020
Boletim de Eventos UFRJ - 22-10-2020

Boletim de Eventos UFRJ - 22-10-2020

Fonte: CoordCOM/UFRJ

Link

----- 23/10/2020
CAPES abre 300 mil vagas em cursos virtuais para professores

Estão abertas as inscrições para 300 mil vagas em cinco novos cursos gratuitos, totalmente on-line, para professores e estudantes de licenciatura em todo o país.

O objetivo é preparar os profissionais da educação básica para usar ferramentas on-line em sala de aula, quando do retorno às atividades presenciais, ou dentro de novos ambientes virtuais de ensino e aprendizagem. Ali os atuais e futuros professores aprenderão a produzir seus próprios materiais audiovisuais e a aperfeiçoar suas práticas de sala de aula de maneira presencial ou a distância. Organizados para serem feitos a partir de novembro de 2020 e durante 2021, os cursos têm carga horária diferenciada e buscam atender às necessidades específicas de cada interessado

Fonte: CCS/CAPES (site CAPES adaptada)

Link

------ 22/10/2020
Seminários Temáticos do Programa Ciência no Mar

No período de 26 a 30 de outubro de 2020, acontecerá seminários sobre os temas do Programa Ciência no Mar com especialistas da área. O objetivo é apresentar o estado da arte da ciência brasileira, indicar as principais pesquisas nacionais e os principais desafios para a ciência e políticas públicas para a sociedade.

Fonte: Coordenação Geral de Oceanos, Antártica e Geociências-CGOA /Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações - MCTI (adaptada)

Link

------ 22/10/2020
Live ''Muitas formas de microscopia eletrônica no estudo do mundo nano”

Fonte da imagem: Instagram @espacocienciaviva

Link para saber como se inscrever e para mais informações

--------- 22/10/2020
Live “Reposicionamento de fármacos como estratégia para o tratamento de diferentes patologias”

Fonte da imagem: Instagram @espacocienciaviva

Link para saber como se inscrever e para mais informações

--------- 22/10/2020
Equidade e inclusão estruturais: razões para o Acesso Aberto

Fonte da imagem: SiBi UFRJ

Link

Evento online via Youtube 22/10/2020
A Biblioteca como espaço de formação no CBPE

Fonte da imagem: SiBi UFRJ

Link

Evento online via Instagram 22/10/2020
Personagens da BN: Ramiz Galvão, o Bibliotecário Perfeito

Fonte da imagem: SiBi UFRJ

Link

Evento online via Youtube 22/10/2020
Distintas abordagens sobre o Patrimônio Cultural

Fonte da imagem: SiBi UFRJ

Link

Site Oficial 22/10/2020
A Dimensão Pedagógica do IFCS

Fonte da imagem: Eventos UFRJ

Link

Evento online via Instagram 22/10/2020
Santos em imagens. Episódio: Francisco de Assis e a Távola de Pescia

Fonte da imagem: Eventos UFRJ

Link

Evento online via Youtube 22/10/2020
Minicurso “Inteligência Artificial: Como essa tecnologia impactou nosso dia a dia e auxilia na busca por novos medicamentos”

Fonte da imagem: Instagram @espacocienciaviva

Link para saber como se inscrever e para mais informações

--------- 22/10/2020
Debate 'Ensino Remoto e Educação à Distância: diferenças e desafios'

Dando continuidade às ações virtuais do Complexo de Formação de Professores, EM TEMPOS INÉDITOS, o CFP convida para o debate "Ensino Remoto e Educação à Distância: diferenças e desafios

Fonte da notícia: Comitê Permanente do Complexo de Formação de Professores (adaptada)

Fonte da imagem: Comitê Permanente do Complexo de Formação de Professores

Link

--------- 22/10/2020
Webinar 'Gestão de Operações: Como o Gestor pode melhorar a eficiência e a produtividade da empresa'

Fonte: Instagram @ergoproj

Link Inscrições

--------- 21/10/2020
WS3 - Episódio 04 - Gestão de Documentos Públicos

A LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados) já entrou em vigor.Se você quer conhecer todas as mudanças, obrigações, sanções, os repositórios confiáveis para o armazenamento de documentos, este evento foi feito pra você!

22 de outubro de 2020, às 16h

Fonte: Instituto ESAFI (Adaptada)

Link para saber mais e inscrições

Evento com emissão de certificado 21/10/2020
Finep/MCTI promove 9º Forum de Auditoria de Sistemas, no dia 27/10 – de 9 às 12 horas.

No próximo dia 27/10, das 9 da manhã até meio-dia, a Finep promove o 9º Forum de Auditoria de Sistemas. O evento tem como objetivo compartilhar conhecimentos e experiências na área de auditoria de sistemas, abrangendo assuntos atuais, relevantes e de interesse dos profissionais que atuam na área.

Os temas incluem práticas de auditoria com ênfase em governança, gestão de riscos, segurança e sistemas de informação, e o uso de ciência de dados aplicada a auditorias e fiscalizações.É uma oportunidade para de bater melhores práticas, estudos de caso e tendências no âmbito das áreas temáticas.

Fonte: Site Finep (Adaptada)

Inscrições

Mais informações

21/10/2020
Violência contra mulheres migrantes e nas fronteiras

Fonte: Eventos UFRJ

Link

Inscrições 21/10/2020
Seminário PROURB-Print 'Traduzindo fronteiras e limiares: a morfologia como método'

Dia 21 de outubro de 2020 - 11h30 às 12h30.

A arquiteta Letícia Pimentel, doutoranda em Urbanismo do PROURB, irá apresentar os resultados de seu trabalho na Birmingham City University, Inglaterra, realizado entre 2019 e 2020.

Esta atividade, denominada Doutorado-Sanduíche, é financiada pelo programa CAPES/Print - Programa Institucional de Internalização, e compõe o conjunto de estratégias de internacionalização do PROURB.

Link de acesso: https://us02web.zoom.us/j/88562028913

ID da reunião: 885 6202 8913

Fonte da notícia: PROURB/UFRJ (Adaptada)

Link

-------------- 21/10/2020
5º Congresso Internacional Sabará de Saúde Infantil

Este ano acontecerá entre os dias 19 e 21 de novembro de 2020 em um ambiente 100% virtual.

O evento, que já é um marco no calendário do setor de Saúde Infantil no País, é uma iniciativa da Fundação José Luiz Egydio Setúbal (FJLES), mantenedora do Sabará Hospital Infantil e do Instituto PENSI – Pesquisa e Ensino em Saúde Infantil.

Fontes da notícia: Instituto PENSI - Pesquisa e Ensino em Saúde Infantil e site http://5congressosabara.institutopensi.org.br/ (adaptada)

Link

Evento com submissão de trabalhos. Durante esse evento, haverá espaço para a apresentação de pôster e tema livre oral dos trabalhos concorrentes ao 3° Prêmio de Pesquisa em Saúde do Instituto PENSI.

Fontes da notícia: Instituto PENSI - Pesquisa e Ensino em Saúde Infantil e site http://5congressosabara.institutopensi.org.br/ (adaptada)

20/10/2020 (atualizada em 21/10/2020)
SEMINÁRIOS DO Programa Cátedras“O que será o AMANHÔ, Cátedra Hertha Meyer, Organismos Geneticamente Modificados (OGM): CRISPR, Saúde e Sustentabilidade

Fonte da notícia: Diretoria do Colégio Brasileiro de Altos Estudos (Adaptada)

Fonte da imagem: Diretoria do Colégio Brasileiro de Altos Estudos

Link citado na imagem

---- 20/10/2020
UFRJ no Mês Nacional da Ciência, Tecnologia e Inovação 2020<

A pandemia da COVID-19 impôs a interrupção de atividades da UFRJ e o aprendizado de novas formas de se espalhar conhecimento. Nesse contexto, a Pró-Reitoria de Extensão (PR-5) realiza até o dia 29/10, como parte da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), o evento on-line Inteligência Artificial: a Ciência pela Vida.

Com transmissão pelo canal do Youtube da pró-reitoria, o evento conta com palestras sobre ciência e cultura popular no combate à COVID-19, telemonitoramento de pacientes com infecções contagiosas, entre outros temas que mostram como a tecnologia e a pesquisa científica podem auxiliar na saúde e na vida da população.

Fonte: Site Conexão UFRJ (Adaptada)

Clique aqui para ler a nota 'Inteligência Artificial é destaque em evento no mês da Ciência na UFRJ ' publicada no site FAPERJ

Link do canal no YouTube

Mais Informações

20/10/2020 (Atualizada em 23/10/2020)
Festival Folclorando

Organizado pela Companhia Folclórica do Rio – UFRJ, o Festival Folclorando este ano, devido às restrições sociais impostas pela pandemia da COVID-19, acontecerá totalmente de forma remota.O projeto tem mais de 20 anos de existência e reúne grupos de crianças e jovens de escolas das redes públicas e privadas, projetos sociais e outras entidades, que participam de experiências artísticas utilizando as linguagens da cultura popular. Seus principais objetivos são proporcionar a vivência de danças e folguedos em suas diversas formas e motivações, promover a democratização dos espaços de apresentação e incentivar a aplicação da cultura popular como recurso pedagógico, artístico, social e político.

Este ano, o Folclorando acontece no dia 6 de novembro no YouTube da Companhia. Qualquer pessoa que tenha um trabalho artístico que use a cultura popular como linguagem ou tema pode participar. As inscrições podem ser realizadas pelo e-mail festivalfolclorando2020@gmail.com.

Fonte: Site Conexão UFRJ (Adaptada)

Clique aqui para ler a nota 'Companhia Folclórica do Rio – UFRJ promove o Festival Folclorando' publicada no site FAPERJ

Link do canal no YouTube

Mais informações

20/10/2020 (atualizada em 23/10/2020)
Evento Lygia Clark: Corpo e Memória – Celebrando 100 anos de Lygia Clark

O coletivo Antropofagias Contemporâneas: saberes do corpo nas espirais do tempo convida para o evento Lygia Clark: Corpo e Memória – Celebrando 100 anos de Lygia Clark.

Exibição do filme O mundo de Lygia Clark de Eduardo Clark seguida de conversa entre o diretor do filme, Lula Wanderley e Gina Ferreira com mediação de Adriana Rosa e Ruth Torralba.

Celebre o centenário desta grande artista brasileira que conectou arte e vida e permanece viva, nos inspirando e ajudando a respirar nesses tempos.

24/10/2020, sábado, de 17h às 19h.

Pelo link Entrar na reunião Zoom https://us02web.zoom.us/j/84956678597?pwd=L21IRXREejdXc1VpaGtkMlpOYWF0Zz09

ID da reunião: 849 5667 8597

Senha de acesso: 442465.

Sobre os convidados:

Eduardo Clark, diretor do filme O Mundo de Lygia Clark

Lula Wanderley, artista e terapeuta. Colaborou com Nise da Silveira na Casa das Palmeiras e com Lygia Clark na pesquisa com os objetos relacionais.

Gina Ferreira, psicóloga, mestra e doutoranda em Psicologia Social (Universidade de Barcelona). Trabalhou com Ronald Laing em Londres, na década de 1980. Foi coordenadora técnica da Casa das Palmeiras, sob supervisão de Nise da Silveira. Iniciou o método terapêutico Estruturação do Self sob supervisão de Lygia Clark (1979-1984). Autora das obras "Conversando em casa" e "Cinema na praça: intervenção na cultura". Atualmente trabalha no Museu de Imagens do Inconsciente.

Sobre as mediadoras:

Adriana Rosa, psicóloga, professora e pesquisadora do Laboratório Corporeidade e Subjetividade (CorporeiLABS - Psicologia/UFF), investiga a relação entre corpo, pensamento e subjetividade e a ativação de regimes sensíveis menores, inspirada sobretudo nas proposições de Lygia Clark com os objetos relacionais.

Ruth Torralba, professora dos cursos de dança e do PPGDan da UFRJ. Coordenadora do Núcleo de Pesquisa, Estudos e Encontros em Dança (onucleo). Artista e pesquisadora da dança e das práticas somáticas. Vem pesquisando as proposições de Lygia Clark na relação com a dança e com a clínica.

O coletivo Antropofagias Contemporâneas: saberes do corpo nas espirais do tempo é composto por Adriana Rosa (UFF), Amanda Oliveira (UFRJ), Lidia Larangeira (UFRJ), Patrícia Caetano (UFC), Renata Mecca (UFRJ), Roberta Furtado (IFRJ), Ruth Torralba (UFRJ) e Silvana Mendes (UFF).

Fonte da notícia: Secretaria do Programa de Pós-graduação em Dança (PPGDan) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Adaptada)

Fonte da imagem: Secretaria do Programa de Pós-graduação em Dança (PPGDan) da Universidade Federal do Rio de Janeiro

Link entrar na reunião zoom

---- 20/10/2020
Conversas com a pós-graduação

Resumo

Fonte: Eventos UFRJ.

Link

---- 20/10/2020
Cine Debate

Resumo

Fonte: Eventos UFRJ.

Link

---- 20/10/2020
Mulheres e deusas: como as divindades e os mitos femininos formaram mulher

Resumo

Fonte: Eventos UFRJ.

Link

---- 20/10/2020
Aula 3 do ‘Curso de comunicação e escrita científica’

Fonte da imagem: Portal Eventos UFRJ.

Link

---- 20/10/2020 (atualizada em 21/10/2020)
Live de Hamilton de Holanda no Bossa Criativa

Resumo

Fonte: Eventos UFRJ.

Link

Evento online via Youtube 20/10/2020
A ciência brasileira diante da COVID-19: Como democratizar o diagnóstico

Resumo

Fonte: Eventos UFRJ.

Link

Evento online via Youtube/td> 20/10/2020
4º Seminário do NUPPAA "Desmonte das Políticas Públicas e Novas Capacidades Estatais para o Futuro Pós-Pandemia"

O NUPPAA - Núcleo de Políticas Públicas: Análise e Avaliação, do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Políticas Públicas, Estratégias e Desenvolvimento (INCT-PPED) realizará seu 4º Seminário.

Para esta nova edição, o tema gira em torno do "Desmonte das Políticas Públicas e Novas Capacidades Estatais para o Futuro Pós-Pandemia". O evento acontecerá na modalidade virtual (Plataforma Zoom, Youtube e Facebook), nos dias 16 e 17 de novembro 2020, de maneira gratuita.

Fonte da notícia: INCT-PPED (Adaptada)

Fonte da imagem: INCT-PPED

Link

Há possibilidade de envio de resumos e é necessário se inscrever para o evento. 19/10/2020
Próxima aula da Cátedra Carlos Chagas Filho de Fronteiras da Biologia e Medicina do Colégio Brasileiro de Altos Estudos da UFRJ ''Tópico Fronteiras da Biologia e Medicina: Biologia e Medicina Personalizada'

Coordenadora: Catarina Freitas

CVs resumidos:

A doutora Rita Fior é formada em Bioquímica pela Universidade de Lisboa, tem doutorado em Biologia do Desenvolvimento pela FMUL, onde estudou a via Notch e o balanço entre manutenção de progenitores neurais/diferenciação neural. Fez pós-doutorado no IMM/CRUK estudando segmentação no modelo de zebrafish. Atualmente chefia o laboratório de desenvolvimento de câncer e estratégias de evasão do sistema imune na Fundação Champalimaud, Lisboa. Orienta a sua pesquisa no desenvolvimento de potenciais intervenções terapêuticas usando o modelo de xenoenxerto em embriões de peixe-zebra.

O Doutor Sérgio Danilo Pena, Formado em Medicina pela UFMG, doutorado em genética humana pela Universidade de Manitoba (Canadá), e pós-doutorado no Institute for Medical Research, Mill Hill, Londres, é atualmente Professor Titular Departamento de Bioquímica e Imunologia da UFMG, na área de Genética (genética humana e médica) e atua em temas como diversidade genômica humana, diagnóstico de doenças humanas. É diretor do Laboratório de Genômica Clínica da UFMG e diretor científico do GENE (Núcleo de Genética Médica). Recebeu inúmeros prêmios e condecorações, é membro do Conselho Nacional de Ciência e tecnologia e da Academia Brasileira de Ciências.

Fonte da imagem: Programa de Graduação em Biologia Celular e do Desenvolvimento/UFRJ (por meio da Diretoria do Colégio Brasileiro de Altos Estudos UFRJ)

Fonte da notícia: Programa de Graduação em Biologia Celular e do Desenvolvimento/UFRJ (por meio da Diretoria do Colégio Brasileiro de Altos Estudos UFRJ) (Adaptada)

Fonte do PDF que pode ser acessado clicando-se no Link ao lado: INCT - PPED

Link

---- 19/10/2020
Lançamento do e-book '2ºTrans-In-Corporados: textos completos'

O e-book é multilíngue e contém ensaios, artigos, resenhas e práticas contracoreográficas resultantes do encontro de 2018, bem como uma seção da Midiateca LabCrítica com fotos do evento, vídeos das palestras principais (na íntegra) e excertos dos experimentos artísticos apresentados na programação.

Para fazer o download gratuito, acesse: labcritica.com.br/2trans_ebook/

Fonte da notícia: LabCrítica & PPGDan/ UFRJ (por meio da Secretaria Programa de Pós-graduação em Dança (PPGDan)/Universidade Federal do Rio de Janeiro) (Adaptada)

Fonte da imagem: Secretaria Programa de Pós-graduação em Dança (PPGDan)/Universidade Federal do Rio de Janeiro

Link

---- 19/10/2020
Pretos Velhos e Pretos Novos: Sobre pensamentos e práticas artísticas afroreferenciadas 'Método, Processos e performances em dança afro-brasileira contemporânea entre Brasil e Benin'

Coordenadora: Catarina Freitas

CVs resumidos:

Palestrante: Monica Aduni [@monicaaduni], bailarina, coreógrafa e professora de dança, doutora em Artes Cênicas.

Mediador: Luís Silva [@luis_eduardo_ss], bacharel em Dança (UFRJ), produtor cultural, bailarino.

Transmissão via: Youtube - NUDAFRO

Link: https://bit.ly/358erJM

19 de Outubro de 2020, às 14h.

Fonte da notícia: Secretaria Programa de Pós-graduação em Dança (PPGDan)/Universidade Federal do Rio de Janeiro (Adaptada)

Fonte da imagem: Secretaria Programa de Pós-graduação em Dança (PPGDan)/Universidade Federal do Rio de Janeiro

Link

---- 19/10/2020
V Semana do Servidor Público - Transformando o Trabalho e Fortalecendo Vínculos

O evento é uma realização conjunta de oito Universidades Federais da região sudeste: Ufes, Uni-Rio, Uff, UFJF, UFRJ, UFRRJ, UFTM, UFU com o objetivo de homenagear os servidores públicos.

Destaca-se que a abertura do evento será no dia 26 de outubro de 2020, às 10h, com a mesa “Panorama das Universidades em tempos de pandemia”, na qual estarão presentes os Reitores das Universidades da Região Sudeste.

Realização:

26 a 30 de Outubro de 2020

10 às 17:30h

Online via plataforma

Fonte da notícia: Secretaria PR-4/ UFRJ (Adaptada)

Link cronograma

----- 19/10/2020 (atualizada em 23/10/2020)
Pluralidade: diálogos sobre ciência, filosofia e cultura

No dia 19/10, às 14h, estreia a série de lives “Pluralidade: diálogos sobre ciência, filosofia e cultura”. O evento inaugural contará com a participação de Cristina Motta (IBFCCF-UFRJ), Cristiane Azevedo (Faculdade de São Bento-Rio) e Carlos Bengaly (Observatório Nacional).

Composta por 6 encontros que acontecem sempre às segundas, entre 14h e 15h30, “Pluralidade” reúne pesquisadores de diversas áreas para realçar as interseções, convergências e interações entre manifestações diversas e complexas do conhecimento.

Assista no canal do Fórum de Ciência e Cultura da UFRJ no YouTube!

Fonte da notícia: Site Eventos UFRJ (Adaptada)

Link

----- 19/10/2020
Pré-lançamento do livro do Prof. Igor Fagundes

Clicando no link ao lado veja vídeo sobre 'MACUMBANÇA, livro de Igor Fagundes. Em dezembro - 2020'

Fonte da notícia: Secretaria Programa de Pós-graduação em Dança (PPGDan)/Universidade Federal do Rio de Janeiro (Adaptada)

Link

---- 19/10/2020
O Horizon 2020 (H2020), principal programa de pesquisa e inovação da União Europeia, está disponibilizando cursos

O Horizon 2020 (H2020), principal programa de pesquisa e inovação da União Europeia, está disponibilizando cursos

Fonte da notícia: European Fund Management Consulting (Adaptada)

Link

---- 19/10/2020
Últimos dias para se inscrever - XLIII International Sodebras Congress - Web Conference

Evento ocorrerá entre os dias 19 e 21 de novembro de 2020 na forma de Web Conference.Todos os artigos completos aceitos serão publicados na Revista On-line Sodebras (ISSN 1809-3957) em sua edição de dezembro de 2020. Cada artigo receberá seu próprio DOI. A Revista Sodebras é um periódico com mais de 15 anos de publicação e possui classificação em diversas áreas do conhecimento.

Como cortesia, todos os inscritos receberão o e-book "Energias Renováveis e Aplicações" do Prof. Dr. Teófilo Miguel de Souza, com exemplos práticos de como aproveitar o melhor das energias renováveis. Essa edição especial inclui a apresentação do Instituto Tecnológico Agropecuário Nacional - ITANACIONAL.

Além disso, cada inscrição dará direto à participação gratuita em um dos dois minicursos que serão ministrados no 3º dia do evento: Profa. Dra. Maria Claudia Botan, com o Tema "Projeto e Dimensionamento de Sistemas Solares Residenciais" ou Profa. Dra. Thais Santos Castro, com o Tema "EAD: Ferramentas Práticas e Acessíveis para a Produção de Aula com um Novo Conceito".

Fonte da notícia: Comissão Organizadora do XLIII International Sodebras Congress (Adaptada)

Link

---- 19/10/2020 (atualizada em 20/10/2020)
Instituto da UFF apresenta pesquisa sobre segurança em campi no RJ

Na próxima quarta-feira (21) a Unitevê, canal da Universidade Federal Fluminense (UFF), e o canal do Instituto de Estudos Comparados em Administração de Conflitos (Ineac) transmitem o seminário “Segurança na Universidade: Uma Pesquisa Interdisciplinar e Aplicada”. Na ocasião, será apresentada a proposta e os métodos para realização da pesquisa "Universidade e Segurança: paradoxos nos processos de administração de conflitos em campi universitários do Estado do Rio de Janeiro", que recebeu financiamento da FAPERJ. O evento contará com a participação do reitor Antônio Cláudio Lucas da Nóbrega, que falará sobre as motivações institucionais que demandaram o estudo. A equipe que desenvolve a pesquisa irá apresentar, por sua vez, os princípios norteadores, os métodos e técnicas a serem empregados, assim como o cronograma de atividades na construção do Laboratório de Registro e Análise em Segurança Universitária da UFF (Lara). A iniciativa é coordenada pelos professores Roberto Kant de Lima (coordenador geral/INCT-InEAC), Lenin Pires (diretor do IAC/UFF), Klarissa Platero (chefe do Departamento de Segurança Pública) e Carlos Alberto Malcher (professor da Escola de Engenharia). O projeto reúne uma equipe interdisciplinar de profissionais de ciências sociais, engenharia de computação, estatísticos, geógrafos, profissionais ligados ao STI, entre outros.

Fonte da notícia: Site FAPERJ (Adaptada) - http://www.faperj.br/?id=4089.2.2

Link

---- 19/10/2020
CAPES participa do Fórum RNP

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) participa, entre os dias 19 e 21 de outubro, da 9ª edição do Fórum da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), organização vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI). O encontro será 100% on-line e gratuito e promoverá um amplo debate sobre transformação digital, uso e gestão das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) nas áreas do ensino, pesquisa e inovação. O tema escolhido foi “Encontro com o Futuro”, e trata dos desafios que a ciência e a sociedade estão enfrentando em 2020.

Fonte da notícia: CCS/CAPES (Site CAPES Adaptada)

Link

---- 19/10/2020