Cursos/Eventos selecionados PR-2 (publicados de 06/07/2020 a 10/07/2020)
06/07/2020

ATENÇÃO: Vários cursos/eventos publicados pela PR-2 podem ser ou já terem sido cancelados/adiados/suspensos sem conhecimento da PR-2. Por isso, recomendamos que verifiquem junto aos organizadores dos respectivos cursos/eventos (pelos seus sites e/ou e-mail e/ou outras formas de contato) se eles de fato ocorrerão na data prevista.



Observação:Atente-se para as datas dos eventos e de suas inscrições (se houver). A PR-2 não se responsabiliza pelas datas e prazos aqui divulgados. Consulte o site no qual o evento foi publicado ou entre em contato com a Comissão Organizadora do evento de seu interesse.

Para consultar mais eventos divulgados pela UFRJ, sugerimos que acessem o 'Portal de Eventos da UFRJ' no link: https://eventos.ufrj.br/

<
Nome do evento Banner/ResumoLink ObservaçãoInserido em
Seminário comemora 69 anos da CAPES neste sábado

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) participa neste sábado, 11, do seminário comemorativo “69º aniversário da CAPES e a vitoriosa história da pós-graduação”. O evento on-line, promovido pela Academia Brasileira de Ciências (ABC) e Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), terá a participação de Benedito Aguiar, presidente da Coordenação, e será transmitido pelo YouTube @canalsbpc a partir das 11h.

Fonte: CCS/CAPES (Site CAPES Adaptada)

Link

------------------- 10/07/2020
Inscrições: Historia dos Movimentos Sociais no Brasil 2020

O curso tem o objetivo de produzir uma reflexão histórico social sobre os movimentos sociais no Brasil desde o final do século XIX até o presente. Visa analisar tanto os denominados “velhos” e “novos” movimentos sociais, analisar os contextos em que estes estiveram presentes.

Data de Realização: 11/08/2020 a 13/10/2020

Fonte da imagem: Site Eventos UFRJ

Link

------------------- 10/07/2020
Laboratório da Uerj discute o legado da antropóloga Simoni Guedes

O Laboratório de Estudos em Mídia e Esporte realizará no dia 17 de julho, às 19h, a quinta edição dos Encontros Leme em 2020. Dessa vez, trata-se de uma edição especial em homenagem à Simoni Guedes. Para falar do legado da antropóloga, o encontro com a presença de Luiz Henrique de Toledo, Rosana da Câmara Teixeira, Nicolás Cabrera e Filipe Mostaro. Por conta da pandemia, os Encontros estão sendo realizados na modalidade virtual.

Fonte da imagem: Fonte: FAPERJ (Adaptada)

Link

Evento online via Youtube 10/07/2020
Instituto Sidarta realiza webinar em escola pública

O Instituto Sidarta promove a partir desta quinta-feira, 9 de julho, às 17h, o webinar "Curso de Férias Mentalidades Matemáticas: experiência em escola pública", no Facebook do Mentalidades Matemáticas. Muitos professores, quando conhecem o “Programa Mentalidades Matemáticas” perguntam se é mesmo possível ensinar a disciplina de uma forma aberta, criativa e visual, ou se é possível aplicar em escolas privadas e da rede pública. Em parceria com o Itaú Social, o Instituto Sidarta promoverá a série de webinários “Multiplicando saberes”, uma adaptação do Seminário Mentalidades Matemáticas para o ambiente virtual, em virtude das restrições de isolamento social impostas pela pandemia da Covid-19. O curso será composto de seis encontros mensais, abertos no Facebook, com duração de 1h30 até dezembro de 2020. Apresentado por Jack Dieckmann, diretor de pesquisa da plataforma YouCubed, da Universidade Stanford (EUA), com a colaboração de profissionais do Instituto Sidarta, o curso é destinado a professores do Ensino Fundamental ao Médio. Baseado em estudos em Neurociência, o Programa Mentalidades Matemáticas foi criado por professores da Universidade Stanford (EUA) e é aplicado no Brasil pelo Instituto Sidarta. A abordagem emprega ferramentas visuais, criatividade e colaboração no ensino da disciplina para demonstrar que todos são capazes de aprender matemática em alto nível. Os webinários vão trazer exemplos de sala de aula, e vão convidar os professores a interagir e fazer planos para fomentar uma discussão sobre desafios, dificuldades, sentimentos, dúvidas e aprendizados.

Fonte: Site FAPERJ (Adaptada)

Link

------------------------------ 10/07/2020
VideoSaúde inclui temática negra e saúde indígena na programação de julho

O Programa VideoSaúde vai ao ar às segundas-feiras, às 22h30, pelo Canal Saúde, com diferentes reprises ao longo do mês

Fonte da imagem: Fonte: Icict/Fiocruz

Link

------------------- 10/07/2020
Palestra 'A discussão sobre plágio na produção científica: consensos e controvérsias'

A palestra faz parte do ciclo de palestras promovido pelo curso de Mestrado Profissional em Formação em Ciências para Professores UFRJ

Fonte da imagem: Secretaria de Pós-Graduação Campus Duque de Caxias - UFRJ

Fonte da notícia: Secretaria de Pós-Graduação Campus Duque de Caxias - UFRJ (Adaptada)

Link para inscrição

Link para apresentação

------------------- 10/07/2020
Masculinidades negras em debate

Fonte da imagem: Site Eventos UFRJ

Link

------------------- 10/07/2020
Festival do Conhecimento/Conhecendo a UFRJ

A iniciativa inédita do Conhecendo a UFRJ - Ação Contínua vai estrear dentro do Festival do Conhecimento, um espaço virtual de encontros e trocas da produção científica e cultural da nossa universidade para pensar e ressignificar formas de estarmos juntos durante a pandemia.

Fonte: Facebook Conhecendo a UFRJ (Adaptada)

Link

------------------- 09/07/2020
A Editora UFRJ estará presente no Festival do Conhecimento com as lives do projeto Cem anos, cem livros!

No dia 16/07 - 17 horas será transmitido ao vivo o debate a partir do livro:A razão nômade - Walter Benjamin e outros viajantes, de Sergio Paulo Rouanet. Além da apresentação do livro, a live debaterá sobre os caminhos e descaminhos da politica cultural, com Ivana Bentes, Alexandre Santini e Susana Kampff Lages.

Você também poderá assistir todas as lives da Editora pelo Facebook @editora.ufrj e pelos canais do Youtube da Editora e do Fórum de Ciência e Cultura.

Fonte: Instagram @editoraufrj (Adaptada)

Link

------------------- 09/07/2020 (Atualizada em 14/07/2020)
Minha Pesquisa em 40 minutos

Fonte da imagem: Site Eventos UFRJ

Link

------------------- 09/07/2020
Sessão virtual do Conselho Universitário (Consuni) de 09/07/2020

Acontece, neste momento, a sessão virtual do Conselho Universitário (Consuni).

Acompanhe ao vivo pelo canal oficial da UFRJ no YouTube: https://bit.ly/2AIGKUd

Fonte: Facebook UFRJ

Link

------------------- 09/07/2020
Performance em EAD: roteiro, imagem e voz

Fonte da imagem: Site Eventos UFRJ

Link

------------------- 08/07/2020
O British Council está com uma série de eventos on-line que discutem os desafios que a pandemia da Covid-19 impõe às mulheres e ao ensino

O Impacto da Covid-19 na vida das mulheres - A vida de meninas e mulheres em meio à pandemia da Covid-19 será abordada em uma série de webinars que faz parte do programa Women in Science. Assuntos como a educação básica de meninas, a produtividade científica de pesquisadoras e o empreendedorismo feminino em tempos de Covid-19 serão discutidos.Os webinars são gratuitos e acontecem nos dias 11, 21 e 29 de julho, respectivamente, às 11h. Para saber mais e para se inscrever, clique no primeiro link ao lado.

School Talks: o papel do gestor escolar no enfrentamento da pandemia de Covid-19 nas escolas - Este webinar vai abordar caminhos e alternativas para superar os desafios causados pela pandemia da Covid-19 nas escolas e instituições de ensino. A conversa destacará o papel do gestor escolar no contexto atual e também no pós-pandemia, em diferentes realidades do país. O encontro acontece na quarta-feira, 22 de julho, às 17h, e para se inscrever e saber mais clique no segundo link ao lado.

Fonte: British Council (Adaptada)

Link

Link

Clique aqui para assistir à gravação do webinar sobre ensino de inglês na rede pública

Fonte: British Council (Adaptada)

08/07/2020
Congresso Latino Americano de Biologia da Conservação

O Congresso Latino Americano de Biologia da Conservação (LACA 2020) será online por conta da covid-19. É uma excelente oportunidade de participar de um congresso internacional que congrega estudantes e profissionais da América do Sul e Caribe focados na conservação da biodiversidade.

Fonte: Eventos UFRJ (Adaptada)

Link

Clique aqui para mais informações 08/07/2020
Minha Pesquisa em 40 minutos

Fonte da imagem: Site Eventos UFRJ

Link

------------------- 08/07/2020
Minha Pesquisa em 40 minutos

Fonte da imagem: Site Eventos UFRJ

Link

------------------- 07/07/2020
OFICINA DE ESCRITA ACADÊMICA

O Clube da Escrita do Centro de Tecnologia abriu inscrições para OFICINA DE ESCRITA ACADÊMICA a ser realizada nos dias 23/07, 30/07 e 06/08, coordenada pelo Prof. Eduardo Coelho (PACC/Faculdade de Letras/UFRJ) e Lucas van Hombeeck (IFCS/UFRJ).

Esta oficina de produção de textos acadêmicos compreende três módulos:

1. Dificuldades referentes a normas gramaticais;

2. Dificuldades referentes ao estilo;

3. Dificuldades referentes à organização do texto.

Serão ofertadas 75 vagas, sendo 25 vagas para o horário 10h às 12 h, 25 vagas para o horário 14h às 16h e 25 vagas para o horário de 16h às 18h.

Podem se inscrever estudantes das unidades do Centro de Tecnologia e demais unidades da UFRJ. O critério de seleção será feito mediante a ordem de inscrição e reserva de 60% das vagas para estudantes das unidades do Centro de Tecnologia. Caso haja mais inscritos que o número de vagas, será formada uma lista de espera para novas turmas.

As inscrições serão realizadas por meio de formulário online em https://forms.gle/5s2Mu4sZnPv7rVYn6

Fonte do banner: Decania CT

Fonte da notícia: Decania CT (Adaptada)

Link

-------------------------- 07/07/2020
Live do CFP: Em Tempos Inéditos (Todas as quintas, 17h)

O projeto inclui mais dois eixos temáticos: Escola Pública: uma articulação necessária entre ciência, arte e cultura e Mundos (im)possíveis: reflexões sobre o nosso presente. Acesse o link para mais informações.

Fonte da imagem: Eventos UFRJ (Adaptado)

Link

Evento online via Youtube 06/07/2020
O período de inscrições para os WEBMinicursos da Mini Reunião Anual Virtual da SBPC estão quase acabando

A Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) recebe inscriçõe para os WEBMinicursos a serem oferecidos durante a “Mini Reunião Anual Virtual da SBPC”, que será realizada de 12 a 24 de julho. Serão ofertados, ao todo, 18 WEBMinicursos, com assuntos de diversas áreas do conhecimento. A programação conta com atividades como, por exemplo, “Modelos físicos-matemáticos no enfrentamento da Covid-19″ e “O que o Sars-CoV-2 e a Covid-19 nos ensinam sobre virologia?”. A SBPC anunciou, no dia 18 de junho, a realização da Mini Reunião Anual Virtual, uma versão online e reduzida de sua 72ª Reunião Anual, que aconteceria de 12 a 18 de julho, na Universidade Federal do Rio Grande do Norte, em Natal. Realizado ininterruptamente desde 1949, o maior evento científico da América Latina precisou ser adiado por conta da pandemia de coronavírus, ainda com nova data a definir. Mas, para marcar esse período tão emblemático para a ciência brasileira em que tradicionalmente aconteceria o encontro, a SBPC organiza, entre os dias 12 e 24 de julho, uma série de atividades virtuais, como conferências e painéis, que serão transmitidos ao vivo no canal do YouTube da SBPC e compartilhados na página do Facebook da entidade (@SBPCnet), além dos WEBMinicursos, com assuntos de diversas áreas do conhecimento. O evento virtual é gratuito e aberto a todos, mas os interessados em participar de um ou mais WEBMinicursos precisam pagar uma pequena taxa. Os minicursos online contarão com quatro aulas, sendo as três primeiras videoaulas gravadas e disponibilizadas de 8 a 19 de julho, e a última ao vivo, pelo Zoom, será realizada em data específica, na semana de 20 a 24 de julho. Cada minicurso tem carga horária de oito horas, com direito a certificado de frequência para quem assistir a todas as aulas gravadas até o dia 19 de julho e à aula ao vivo. Mais informações: http://ra.sbpcnet.org.br/mini-ravirtual

Fonte: Site FAPERJ (Adaptada)

Link

------------------- 07/07/2020
Oficina "O uso do Moodle como suporte ao ensino não-presencial"

Com o intuito de apoiar os docentes do Centro de Tecnologia e de outras Unidades da UFRJ durante a pandemia do Covid-19, a Decania do CT promove, na próxima quarta-feira (8/07) às 16 horas, a Oficina "O uso do Moodle como suporte ao ensino não-presencial".

O Moodle é um sistema de gestão de aprendizagem e uma plataforma educacional online que fornece ambientes personalizados de aprendizado para os alunos nas plataformas: Moodle (AVA @ UFRJ) e BigBlueButton.

A oficina será ministrada por Ricardo Caiado, graduado em Matemática pela UFRJ, Especialista em Planejamento, Implementação e Gestão de EaD pela Universidade Federal Fluminense (UFF) e Alexandre Bento, graduado em Física, Especialista em Tecnologias da Informação Aplicadas à Educação pelo Instituto Tércio Pacitti da UFRJ.

O evento é organizado pela Coordenação de Integração Acadêmica do Centro de Tecnologia em parceria com o NCE/UFRJ.

Para participar o docente deverá solicitar acesso através do e-mail: suporte.ava@nce.ufrj.br.

Fonte da imagem: Decania do CT

Fonte da notícia: Decania do CT (adaptada)

Link

------------------------ 06/07/2020
Webinars semanais, gratuitos, por meio dos quais Diretores da ETS no Brasil apresentam as principais informações sobre a modalidade remota do TOEFL iBT - a TOEFL Special Home Edition - lançada recentemente pela ETS, administradora do teste

Essa versão remota é uma substituição temporária do teste presencial, durante a atual pandemia, enquanto os centros aplicadores físicos se encontram fechados.

Além de falarem sobre essa edição especial, os Diretores da ETS acrescentaram, recentemente, uma sessão extra 20-30 minutos, para apresentarem assuntos específicos do teste, tais como estrutura, processo de avaliação, habilidades linguísticas avaliadas no contexto acadêmico - Reading, Listening, Speaking e Writing, e dicas de como preparar-se para o teste. Uma oportunidade muito valiosa para todos que vão fazer o teste.

No link ao lado, estão organizadas todas as sessões do mês de julho. Lembrando que, às vezes, o zoom pedirá uma senha de acesso, e a mesma fica sempre disponível no link de cada sessão.

Fonte: ETS Global Consultant TOEFL & GRE Client Relations (Adaptada)

Link

---------------------- 06/07/2020
Seminário online "Desafios do SUS em tempos de pandemia''

Fonte da imagem: Facebook FCC/UFRJ

Link

O youtube do Fórum de Ciência e Cultura da UFRJ é https://m.youtube.com/channel/UChOXMuX7AdLPe15ZHRuoa7A?view_as=subscriber. Fonte: Fórum de Ciência e Cultura da UFRJ (Adaptada) 06/07/2020
Histórias e Práticas da Engenharia Popular no Brasil

Fonte da imagem: Site Eventos UFRJ

Link

------------------- 06/07/2020
O que esperar da política no Rio de Janeiro?

Fonte da imagem: Site Eventos UFRJ

Link

------------------- 06/07/2020
Curso Online: História dos grandes Estados de África Centro-Oeste

O curso tem como objetivo a divulgação da história de África, em diferentes períodos antes, durante e depois de ocupação árabe e colonização europeia.

Fonte da imagem: Site Eventos UFRJ

Fonte da notícia: Site Eventos UFRJ (Adaptada)

Link

------------------- 06/07/2020
Webinar sobre Simulação de Bacias Hidrográficas usando o ArcSWAT (Aula 3)

Fonte da imagem: Instagram @ufrjcopri

Link

------------------- 06/07/2020