UFRJ lança sala de imprensa virtual
12/06/2020

Em uma ação da Coordenadoria de Comunicação Social (Coordcom), a Universidade Federal do Rio de Janeiro está lançando a Sala de Imprensa UFRJ nesta sexta-feira (12/6). Ainda na versão beta, o site é a fonte ideal para que jornalistas, órgãos de imprensa e influenciadores encontrem informações confiáveis sobre a universidade líder em inovação no país (Ranking Universitário Folha 2018 e 2019).

O novo espaço traz notícias, informações sobre os campi, hospitais, museus, patrimônio, perguntas frequentes, além dos perfis dos gestores da Reitoria, pró-reitorias e Prefeitura Universitária (PU).

A Sala de Imprensa UFRJ dispõe, ainda, dos contatos das diversas assessorias de imprensa das unidades da instituição, como Reitoria; Museu Nacional, que completou 202 anos neste mês; Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia (Coppe/UFRJ), maior centro de ensino e pesquisa em Engenharia da América Latina; e o Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (HUCFF), maior hospital do estado do Rio de Janeiro em volume de consultas.

O site conta também com a área UFRJ na Mídia, na qual são concentradas as inserções da Universidade nos meios de comunicação social de TV, rádio, jornal impresso, revista, site e blog. Para se ter uma ideia, a UFRJ é citada, em média, 50 vezes por dia por diferentes veículos, como TV Globo, BandNews FM, Folha de S. Paulo, Veja, G1 e Blog do Luis Nassif. A Assessoria de Imprensa, ligada à Coordcom, faz monitoramento diário dos canais difusores de informação de forma quantitativa e qualitativa, a fim de obter dados para uma comunicação mais estratégica.

Em um compromisso com a transparência, o público em geral – e os jornalistas, principalmente – poderá encontrar, na Sala de Imprensa UFRJ, a agenda da Reitoria e Vice-Reitoria, com os compromissos oficiais dos titulares. Além disso, também será possível ter acesso a vídeos, fotos (via Panorama UFRJ), logotipos, entre outras mídias e informações. Nas próximas semanas, a Assessoria de Imprensa disponibilizará, ainda, um manual de noções básicas de comunicação com a mídia para pesquisadores da UFRJ.

“Essa iniciativa da Coordcom é fundamental, principalmente neste momento de ataque à imprensa, à informação de qualidade, em uma época em que há muitas fake news sendo transmitidas pelas redes sociais. É muito importante que tenhamos esse ambiente de garantia da veracidade e transparência da informação, de democratização da informação e de informação de qualidade produzida pela nossa Universidade”, afirma a reitora da UFRJ, Denise Carvalho.

A Sala de Imprensa UFRJ (versão beta) pode ser acessada pelo endereço saladeimprensa.ufrj.br.

Fonte: Site UFRJ (Adaptada)

Clique aqui para mais informações