Boletim IPPUR/UFRJ nº 24 - 11 de junho de 2020
12/06/2020

Boletim nº 24 - 11 de junho de 2020

ANÁLISE
Amores líquidos em tempos gasosos
Por Camila Dalvi Venturim

O sistema capitalista obviamente se "apropriou" da data como estratégia para aumentar os lucros. A ideia de trocar presentes, flores, chocolates ou cartões nessa data interessa aos apaixonados, mas sobretudo ao comércio. Mas agora, os tempos são outros. Estamos em tempos gasosos. Não temos muita certeza sobre como ou quando isso irá acabar. Uma nuvem de informações e desinformações paira sobre nossas cabeças. Vivemos uma pandemia nunca vista ou imaginada pela nossa geração.

DEBATES IPPUR
O segredo sobre o gasto público que a pandemia revelou para o mundo
Por Beatriz Gomes, Daiane Souza, Maria Fernanda Fontenele e Mayara Pinheiro

A segunda live do Ciclo de Debates IPPUR, ocorrida na última segunda-feira (02/06) no YouTube, foi apresentada pelo doutorando do IPPUR/UFRJ Rodrigo Portugal e contou com a presença dos professores do IPPUR/UFRJ: Daniel Conceição, doutorando em Economia e Ciências Sociais pela University of Missouri (Kansas City) e um dos autores do livro "Teoria Monetária Moderna", e com Kaio Pimentel, doutor em Economia da Indústria e da Tecnologia pela UFRJ, com a pesquisa intitulada "Ensaios sobre política fiscal, demanda efetiva e finanças funcionais".

LIVE - FRENTE PELA VIDA
Marcha pela Vida

No dia 09 de junho o professor do IPPUR Henri Acselrad participou a live "Webinar: Cientistas Sociais e o Coronavírus". A live fez parte da Frente pela Vida, organizada pela SBPC e outras entidades - como a ABRASCO, Conselho Nacional de Saúde, CNBB, ABI, ANDIFES, com o objetivo de gerar uma mobilização de todos os setores da sociedade em torno da defesa da vida, principalmente em relação à gravíssima pandemia que nos assola. Sabemos que a ciência é uma ferramenta indispensável para o enfrentamento da pandemia e para a defesa da vida, sendo a vida tomada em seu sentido mais amplo. É nosso dever compartilhar isto com a sociedade brasileira e tentar convencer disto os governos nos seus diferentes níveis.

PROJETO
A produção fotográfica como recurso didático interdisciplinar

O Projeto "A Produção Fotográfica como recurso didático interdisciplinar: uma interação entre física, química, geografia, história e artes" coordenado por Elis Miranda (UFF) e Priscila Castro (UENF), desenvolvido entre 2014-2016. Projeto financiado pelo CNPq, com a participação dos bolsistas PIBID/Física/UENF, Jovem Talento (FAPERJ) e OBEDUC/LabCult/UFF-Campos. Teve como principal parceira a prof. Rosa MAria (Fisica) do Colégio Estadual João Pessoa, de Campos.

NOTA
Enfrentando a pandemia: da emergência à construção de uma nova realidade
Por Marcelo Macedo Corrêa e Castro

As primeiras notícias sobre o surgimento de um novo vírus do grupo Corona começaram a circular mundialmente na última passagem de ano. Durante os meses de janeiro e fevereiro, os brasileiros acreditavam estar lidando com um surto que infectava asiáticos e europeus, mas que estava longe dos trópicos, onde as altas temperaturas representariam uma barreira a sua sobrevivência. Hoje já se pode afirmar que o vírus estava no país desde janeiro e que as medidas tomadas para retardar a curva da sua disseminação, adotadas em março, poderiam ter sido implantadas antes.

Expediente — Boletim IPPUR: Direção Colegiada IPPUR: Orlando Alves dos Santos Júnior // Coordenação de Pesquisa, Extensão, Divulgação e Documentação: Deborah Werner e Lalita Kraus // Colaboração: Fábio de Oliveira // Projeto Gráfico: Stephanie Assaf e Rafael Vidal // Programador: Thiago Pereira // Agência IPPUR: Clarice Rocha e Raquel Isidoro // Você recebeu esse email por causa da sua relação com o IPPUR/UFRJ.

Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional - IPPUR Universidade Federal do Rio de Janeiro
Sala João do Rio - Faculdade de Letras Av. Horácio Macedo, 2151 Cidade Universitária - Ilha do Fundão
CEP: 21941-917 - Rio de Janeiro - RJ - Brasil

Fonte: IPPUR/UFRJ