PROFESSORES E ALUNOS DO PPGBq/UFRJ PARTICIPAM DE IMPORTANTE ESTUDO SOBRE ZIKA
08/06/2020

Atualização de 15/07/2020:

Clique aqui para ver notícia publicada pela Finep (Estudo inédito apoiado pela Finep/MCTI sobre o Zika Vírus em bebês é destaque no mundo) sobre esse assunto

Atualização de 07/07/2020:

Atualização de 18/06/2020:

Clique aqui para ver nota publicada no site FAPERJ ('Artigo de pesquisadores brasileiros explica os mecanismos moleculares do vírus da Zika no cérebro de bebês') sobre esse assunto

Atualização de 10/06/2020:

PROFESSORES E ALUNOS DO PPGBq PARTICIPAM DE IMPORTANTE ESTUDO SOBRE ZIKA

Instituições integrantes da Rede Zika-RJ como a UFRJ, Instituto Estadual do Cérebro-RJ, Fiocruz-RJ e Laboratório Nacional de Computação Científica, USP, Instituto Butantan, e o IPESQ-PB, juntaram esforços para desvendar, pela primeira vez, a assinatura molecular do vírus Zika no cérebro e sangue de oito bebês portadores da Síndrome de Zika Congênita que haviam falecido até 48 h pós-parto de mães cuja gestação foi acompanhada entre outubro de 2015 a julho de 2016 nos estados do Rio de Janeiro e Paraíba. Uma abordagem multiômica – proteômica, transcriptômica e genômica – investigou os eventos moleculares nos cérebros e sangue.

O artigo 100% brasileiro relatando os resultados foi publicado nesta terça-feira (9/6), na prestigiada revista Science Signaling, da American Association for the Advancement of Science. Nele são tornados públicos os dados colhidos por 32 pesquisadores que mostram forte redução na quantidade de colágeno – proteína e RNA - de matriz extracelular bem como alterações localizadas nos neurônios e seus axônios, e defeitos na migração neuronal. Ficaram evidentes, também, alterações moleculares encontradas em duas doenças raras: a osteogênese imperfecta, doença hereditária que prejudica a formação dos ossos tornando-os muito frágeis e a artrogripose, caracterizada por contraturas e fraqueza muscular. Outras informações obtidas no estudo revelam a existência de genes do hospedeiro associados à suscetibilidade à Síndrome de Zika Congênita.

A PR-2/UFRJ parabeniza a todos autores e em especial aos pesquisadores Erika Velasquez, Rafael Melani, Fábio Nogueira e Gilberto Domont, alunos e professores do PPGBq/UFRJ pela publicação.

Para saber mais segue o link da publicação.

Clique aqui para ver postagem, no Instagram do IQ/UFRJ, sobre esse assunto

Fonte: IQ/UFRJ (Adaptada)

--------------------------------------------

Um artigo 100% brasileiro relatando os resultados será publicado nesta terça-feira (9/6), na prestigiada revista Science Signaling, da American Association for the Advancement of Science.

Fabio Cesar Nogueira, Unidade Proteômica, IQ e Laboratório de Proteômica, LADETEC, IQ, UFRJ

Gilberto B Domont, Unidade Proteômica, IQ, UFRJ

Fonte: IQ/UFRJ (Adaptada)