Petrobras e IBP divulgam resultado da seleção pública de projetos de ventiladores pulmonares - e um dos projetos selecionados é da UFRJ - e abrem inscrições para segunda onda da seleção pública
01/06/2020

Atualização de 19/06/2020:

Saiu o resultado da primeira onda da seleção pública de projetos para produção de ventiladores pulmonares mecânicos - uma iniciativa da Petrobras em parceria com o Instituto Brasileiro de Petróleo, Gás e Bicombustíveis (IBP). O comitê técnico selecionou quatro projetos da fase intermediária de fabricação dos ventiladores sendo um deles o “VExCO” da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

A PR-2/UFRJ parabeniza o projeto VExCO da UFRJ pela conquista.

Abertas as inscrições para segunda onda da seleção pública

Para a fase específica de produção de ventiladores, como nenhum projeto apresentou registro junto à Anvisa na primeira onda, a Petrobras e o IBP decidiram abrir as inscrições para a segunda onda da seleção pública, em busca de novos candidatos qualificados para o início da fabricação dos equipamentos. Universidades, empresas e instituições de ciência e tecnologia de todo Brasil podem inscrever seus projetos pr um prazo curto, desde que apresentem registro prévio junto à Anvisa. O edital está disponível no site do IBP (em https://www.ibp.org.br/chamada-publica-ventiladores-pulmonares/?fbclid=IwAR2JM63_e2zhK2-udH3ind7FoU9LL202jI0h28c2rXMpT1w3EhGnyykSn1g)

“Na primeira onda da seleção pública, tivemos dezenas de inscritos, mas infelizmente nenhum apresentou registro junto à Anvisa. É uma chancela fundamental para garantirmos a segurança dos projetos”, disse Luiz Paschoal. Nessa fase, um projeto será selecionado e receberá R$ 1,1 milhão em recursos financeiros para seu desenvolvimento.

Fonte: Site Petrobrás (Adaptada)

Saiba mais em https://petrobras.com.br/fatos-e-dados/petrobras-e-ibp-divulgam-resultado-da-selecao-publica-de-projetos-de-ventiladores-pulmonares.htm

----------------------

Atualização de 04/06/2020:

Prorrogação do prazo de inscrição para seleção pública de projetos de ventiladores pulmonares

O prazo de inscrição para seleção pública de projetos de desenvolvimento de ventiladores pulmonares mecânicos foi prorrogado por pouco tempo. Fruto da parceria da Petrobrás com o Instituto Brasileiro do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (IBP), a iniciativa busca acelerar a produção de ventiladores pulmonares no país, essenciais ao tratamento de pacientes graves com Covid-19. O público-alvo do edital são universidades, instituições de ciência & tecnologia e empresas - com experiência prévia ou não no desenvolvimento de equipamentos.

Fonte: Site Petrobrás (Adaptada)

Saiba mais em https://petrobras.com.br/fatos-e-dados/prorrogamos-prazo-de-inscricao-para-selecao-publica-de-projetos-de-ventiladores-pulmonares.htm

----------------------

Diante da escalada da pandemia do novo coronavírus no Brasil, a Petrobras se uniu ao Instituto Brasileiro do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (IBP) para aumentar a disponibilidade de ventiladores pulmonares mecânicos no país. Com o objetivo de alavancar a produção desses equipamentos no curto prazo, as duas instituições lançaram edital público para seleção de projetos dos ventiladores, essenciais ao tratamento de pacientes graves com Covid-19. A intenção é apoiar não só a pesquisa clínica, mas também os processos de registro e fabricação de ventiladores de baixo custo e baixa complexidade, destinados a hospitais públicos de todo país.

O público-alvo do edital são universidades, instituições de ciência & tecnologia e empresas capacitadas tecnicamente a desenvolver os equipamentos. Os interessados deverão inscrever seus projetos na chamada "primeira onda" seguindo as instruções indicadas no edital (https://www.ibp.org.br/chamada-publica-ventiladores-pulmonares) . "Vamos investir um total de R$ 1 milhão 400 mil nessa iniciativa. Com a chamada voltada para universidades, empresas e instituições de pesquisa de todo país, o objetivo é permitir a participação de um universo maior de desenvolvedores de respiradores", disse o líder da iniciativa na Petrobras, Luiz Claudio Paschoal.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Coppe/UFRJ (Adaptada)

Clique aqui para mais informações