Mensagem de fim de ano da Reitoria da UFRJ
19/12/2019

Todo fim de ano é um momento oportuno para a reflexão sobre o ano que percorremos, visando delinear novos horizontes. São 100 anos de existência, produzindo conhecimento e capacitando pessoas, atuando como força transformadora. São 100 anos de valorização das múltiplas formas técnicas, científicas, artísticas e culturais de conhecimento e expressão, de exercício da cidadania e de pensamento crítico sobre a sociedade.

Ainda que a Universidade esteja passando por fortes bloqueios orçamentários e sofrendo tentativas de desvalorização de suas ações, o orgulho de ser UFRJ permanece. A instituição se mantém em destaque como a mais inovadora, obteve sucesso em diferentes rankings e avaliações. O olhar de Minerva, símbolo da UFRJ, segue fixo no horizonte da excelência, certo de que a educação é transformadora e que a inovação em todos os campos do saber é a marca de sua história.

A Universidade do Brasil é do povo brasileiro. É constituída pelo trabalho e dedicação de cada um que por ela passa. Por isso, mesmo em meio às intempéries, celebramos a dedicação, ao longo deste ano, de nossos estudantes, professores, funcionários técnico-administrativos e terceirizados.

São muitas as expectativas para 2020, o ano do centenário da UFRJ. Uma programação diversificada está sendo preparada para que o Rio de Janeiro e o Brasil celebrem conosco essa marca inesquecível para a primeira, melhor e maior universidade federal do país.

Que em 2020 busquemos ainda mais a excelência no ensino, na pesquisa e na extensão! Feliz Natal e um ano de renovo para toda a comunidade acadêmica

Vem, 2020!

Denise Carvalho e Carlos Frederico Rocha

Reitora e Vice-Reitor da UFRJ