Cursos/Eventos selecionados pela PR-2 (referente aos cursos/eventos publicados na página da PR-2 do dia 02/12/2019 a 06/12/2019)
02/12/2019

Nome do evento Banner/Resumo Link Observação Inserido em
Mutirão de limpeza na Cidade Universitária

No dia 10 de dezembro, a Polen, cleantech especializada em solução e valoração de resíduos, em parceria com o Parque Tecnológico da UFRJ e as empresas L’Oréal e Ambev, vai realizar um mutirão de limpeza na Cidade Universitária da UFRJ, localizada na Ilha do Fundão, no Rio de Janeiro. A iniciativa tem como objetivo coletar e realizar a destinação correta de resíduos em três pontos do local: orla do Parque Tecnológico, Escola de Educação Física e Desportos (EEFD) e Ilha de Bom Jesus.

A limpeza terá início às 9h e vai ocorrer simultaneamente na EEFD, na orla do Parque Tecnológico e na Ilha do Bom Jesus.

Clique aqui para saber mais sobre o mutirão de limpeza que aconteceu, no dia 10/12/2019, na Cidade Universitária da UFRJ

Fonte: Site Eventos UFRJ (Adaptada)

Evento

Gratuito. 05/12/2019 (Atualizada em 11/12/2019)
Fiocruz realiza conferência sobre envelhecimento saudável e gênero

O Grupo de Informação em Saúde e Envelhecimento do Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde da Fundação da Fundação Oswaldo Cruz (Gise/Icict/Fiocruz) realiza, no próximo dia 9 de dezembro, a conferência “Envelhecimento saudável: perspectiva de gênero e de ciclo vital”. Às 10h30 acontece a palestra da professora da Universidad Autónoma de Madrid (Espanha), Maria del Pilar Montero-López que em sua pesquisa procurou identificar os fatores bioculturais e sociais que atuam em diferentes etapas do ciclo de vida, envolvidos na forma de envelhecer de mulheres e homens maiores de 65 anos. Mais cedo, a partir das 9h, o Gise apresenta as contribuições grupo em 2019 para a saúde da população idosa brasileira.

Fonte: Site FAPERJ

Evento

Gratuito. 06/12/2019
Uerj inaugura Núcleo de Memória Audiovisual com oito mil títulos

NO Centro de Tecnologia Educacional da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (CTE/Uerj) inaugurou na terça-feira, 3 de dezembro, o Núcleo de Memória Audiovisual da Uerj. O acervo reúne cerca de oito mil títulos, incluindo imagens raras da Favela do Esqueleto (removida para a construção do campus universitário, no Maracanã), das múltiplas atividades acadêmicas, extensionistas e culturais da universidade, de seus professores, reitores, alunos e visitantes. Inspirado no conceito de biblioteca-parque, o espaço tem por objetivo contribuir para a valorização da informação visual e ampliar o acesso – inclusive pela internet – ao patrimônio. Financiado pelo edital Apoio às Universidades Estaduais da FAPERJ, o Núcleo conta com instalações renovadas e equipamentos modernos como cabines individuais para visualização do acervo, mesas de estudo, sala de projeção e espaço de exposições. A nova sala está localizada no campus Maracanã, 2º andar – bloco C e está aberta ao público em geral.

Fonte: Site FAPERJ

Evento

Gratuito. 06/12/2019
Sessão da CEPHAS do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro

Fonte: IHGB

Evento

Gratuito. 06/12/2019
Seminário Nutes: Histórias e estórias e Posse da nova direção

No dia 18 de dezembro, o seminário “Nutes: histórias e estórias” marcará o início das comemorações dos 50 anos do Instituto de Educação em Ciências e Saúde a ser celebrado em 2022. O evento terá início às 9h com a presença do fundador do então Núcleo de Tecnologia Educacional para a Saúde (Nutes), o médico e educador Luiz Carlos Lobo, para uma conversa sobre a criação dessa proposta pioneira no Brasil em associar práticas e ferramentas pedagógicas na formação médica.

A programação também apresentará uma mesa-redonda com as diretoras do instituto, que atuaram desde a década de 80 até o presente momento. A proposta é compartilhar memórias e histórias sobre a construção desse espaço interdisciplinar de ensino, pesquisa e extensão, que ao tem contribuído para uma leitura crítica sobre as transformações no campo da Educação, da Saúde e das Ciências. A mesa será composta pelas professoras Nilma Santos Fontavine, Maria Alice Sigaud, Eliane Cláudia, Vera Helena Ferraz e Miriam Struchiner. A mediação será feita pela professora Isabel Martins, última diretora da instituição.

O seminário ocorrerá na sala A-11, Bloco A, do CCS.

Fonte: Site Eventos UFRJ (Adaptada)

Evento

Gratuito. 06/12/2019
Sábado Astronômico do Observatório de Valongo

No segundo sábado de dezembro, o Observatório do Valongo da UFRJ irá oferecer ao público seu último Sábado Astronômico de 2019. Quem vier ao OV terá uma programação astronômica muito especial que começará às 14h e terá encerramento às 21h. No período da tarde serão oferecidas sessões de visita guiada ao campus e aos espaços que abrigam os instrumentos científicos (incluindo os telescópios históricos), observação solar, oficinas dos planetas e uma palestra especial com o astrônomo Henrique Saraiva de Almeida (StarOne/Embratel), sobre a exploração espacial com os satélites de comunicação. Para as crianças, haverá contação de histórias (projeto Café, Bolo e Histórias, com a artista Cris Martins).

O Observatório do Valongo fica na ladeira Pedro Antônio, 43, Morro da Conceição, centro da cidade do Rio de Janeiro.

Fonte: Site Eventos UFRJ (Adaptada)

Evento

Gratuito 05/12/2019
Exposição do Curso ‘Janelas Abertas para o Mundo’

Durante o segundo semestre deste ano, a equipe do Laboratório de Direitos Humanos e Artes (LADIH) da Faculdade Nacional de Direito da UFRJ numa parceria com integrantes do Projeto de Extensão “Arautos do Mundo” do Instituto de Psiquiatria (IPUB-UFRJ ) realizou o curso ” Janelas Abertas para o Mundo”. Com esta iniciativa, inauguramos uma parceira entre estas duas equipes, através da qual pesquisadores e professores do LADIH desenvolveram oficinas, visando discutir a construção social dos direitos humanos a partir da experiência prática de usuários dos serviços do IPUB-UFRJ e funcionários desta unidade de saúde mental que trabalham juntos do Projeto “ Arautos do Mundo”. Ao longo destes encontros, descobriu-se que a literatura de cordel era uma ferramenta em comum entre estas duas equipes. Como atividade de conclusão do curso serão expostos todos os materiais que produzimos conjuntamente e contaremos com a presença do presidente da Academia Brasileira de Cordel, Gonçalo Ferreira da Silva.

Fonte da notícia: Site Eventos UFRJ (Adaptada)

Evento

Gratuito

04/12/2019
Antimanual Anticapacitista

Palestra performática e conversa com Severa Paraguaçu, drag com deficiência, sobre politização da deficiência e direito ao corpo.

Fonte da notícia: Site Eventos UFRJ (Adaptada)

Evento

Gratuito

04/12/2019
Fórum exibe filme Bacurau na Praia Vermelha

Na próxima quinta (05/12), às 18h30, o Fórum de Ciência e Cultura da UFRJ (FCC) exibe o filme Bacurau, no Salão Pedro Calmon – Praia Vermelha. Aclamado pela crítica nacional e internacional, o longa de Kleber Mendonça Filho e Juliano Dornelles é um dos destaques da temporada 2019. Ganhador do Prêmio do Júri no Festival de Cannes 2019, Melhor Filme no Festival de Munique 2019 e Melhor Filme, Prêmio da Crítica e Melhor Direção no Festival de Lima.

Fonte da notícia: Site Eventos UFRJ (Adaptada)

Evento

Gratuito

04/12/2019
Rodas de Conversa Itinerantes: Racismo e Saúde Mental da População Negra

Fonte da notícia: Site Eventos UFRJ (Adaptada)

Evento

Haverá certificado de participação e inscrição no dia e local do evento.

04/12/2019
Museu Nacional promove nova edição do Festival Museu Nacional Vive

Nos dias 7 e 8/12, o Museu Nacional (MN), em parceria com o Sesc Rio, realiza mais uma edição do Festival Museu Nacional Vive, com diversas atividades nas áreas de ciência, cultura e tecnologia. O evento ocorre na Quinta da Boa Vista, em São Cristóvão, e as atividades são gratuitas e abertas ao público. Esta edição traz atividades sobre games, tecnologia e inovação, realidade aumentada, ciência, robótica, arduíno, além da visita ao redor do Paço de São Cristóvão, no Trenzinho da Quinta. O evento contará também com uma recreação com quebra-cabeças gigantes, criados a partir de imagens do MN, e com um pequeno acervo de livros de cordel para incentivar a leitura.

Fonte da notícia: Site UFRJ (Adaptada)

Evento

Não há submissão de trabalhos.

04/12/2019
XVI Fórum Internacional em Saúde

Estão abertas as inscrições para o XVI Fórum Internacional em Saúde. O evento acontece entre os dias 5 e 7 de maio de 2020 na Universidade Federal do Acre – UFAC em concomitância ao VIII Fórum de Saúde Coletiva do Estado do Acre. Ambos têm como mote a discussão sobre as penas alternativas com enfoque nos acidentes de trânsito.

Fonte do banner: Universidade Federal do Acre.

Fonte da notícia: Universidade Federal do Ceará (Faculdade de Medicina) (Adaptada)

Evento

Inscrições: https://sistemas2.ufac.br/seven/xvi-forum-internacional-saude/

03/12/2019
Lançamento do livro Encontros Escritos de Luciana Villas Bôas

A Editora UFRJ e a Livraria Argumento convidam para o lançamento do livro "Encontros escritos", de Luciana Villas Bôas.

Fonte do banner: Editora UFRJ

Fonte da notícia: Livraria Argumento (Adaptada)

Evento

Gratuito

03/12/2019
Anomia / Lícius Bossolan – Pintura Figurativa Contemporânea

Nessa exposição individual o pintor Lícius Bossolan, professor de Pintura da Escola de Belas Artes da UFRJ, exibirá sua produção mais recente: a série de pinturas a óleo intitulada ANOMIA. Em trabalhos figurativos o artista estabelece uma nova abordagem da ‘atmosfera do silêncio’, inicialmente tratada por ele em ambientes urbanos e cotidianos.

Fonte: Site Eventos UFRJ (Adaptada)

Evento

Gratuito. 02/12/2019
Fantasias em tempos de capitalismo tardio

Fantasias em Tempos de Capitalismo Tardio expande as rachaduras nas ruínas do mundo e investiga as possibilidades e as potências disruptivas nas fantasias hegemônicas e nas resistências e criações de outros mundos.

Lembrando que, além da campanha, a Feira contará com empreendimentos culinários e de artesanato de alunos da UFRJ e egressos do curso de Gastronomia todos os dias de 11h às 20h. O happy hour acontece de 16h às 20h e contará com um karaokê onde o público poderá soltar a voz.

Fonte: Site UFRJ (Adaptada)

Evento

Gratuito

02/12/2019
Campanha de adoção de cachorros na X Feira Gastronômica e Cultural do Parque Tecnológico

Nesta semana, de 3 a 5 de dezembro, o Parque Tecnológico da UFRJ vai realizar sua décima Feira Gastronômica e Cultural. A Feira contará com a participação do projeto Dogs no Parque, que irá promover uma campanha de adoção de animais na quinta-feira, 5 de dezembro, das 11h às 16h. O objetivo é encontrar novos lares para os cães e gatos resgatados pelos voluntários do projeto.

O Dogs no Parque também receberá, durante a ação, doações de medicamentos veterinários, cobertores, jornais, ração, vasilhas de comida, coleiras e outros artigos veterinários. Em apoio ao projeto Rio Eco PETS, haverá ainda coleta de tampinhas plásticas, que serão encaminhadas para reciclagem e os recursos revertidos para financiamento de ações castração de animais em abrigos.

Lembrando que, além da campanha, a Feira contará com empreendimentos culinários e de artesanato de alunos da UFRJ e egressos do curso de Gastronomia todos os dias de 11h às 20h. O happy hour acontece de 16h às 20h e contará com um karaokê onde o público poderá soltar a voz.

Fonte: Parque Tecnológico da UFRJ (Adaptada)

Evento

Não há submissão de trabalhos

02/12/2019
Segundo ciclo da Escola de Altos Estudos (EAE) - Crianças e Adolescentes em Situação de Risco: Dimensões Éticas, Intervenção e Inovação Científica está acontecendo na UFSCar

O encontro terá como convidada Ilina Singh, professora de Neurociência e Sociedade na Universidade de Oxford, que vai proferir a conferência intitulada "Digital tools in mental health: social and ethical considerations" (Ferramentas digitais em saúde mental: considerações sociais e éticas). A palestra, que será ministrada em Inglês e com tradução simultânea, acontece no dia 2 de dezembro, a partir das 16 horas.

Fonte: Site UFSCar (Adaptada)

Evento

www.eae2019-riscodesenvolvimento.ufscar.br

02/12/2019
Curso em Nível Técnico em Polímeros

Previsão de início do curso: 7 de Março de 2020
Previsão de término do curso: 4 de Julho de 2020

Horário: SÁBADOS, das 09:00 às 13:00 horas

( Av. Horácio de Macedo, Centro Tecnologia, Bloco J )

Fonte: Site Eventos UFRJ (Adaptada)

Evento

Informações e inscrições na Secretaria de Extensão do IMA (atendimento das 9:00 às 16:00h). Os interessados deverão trazer ou enviar, em anexo, os seguintes documentos: RG; CPF; Comprovante de Escolaridade; Telefone de contato, Comprovante de residência. 02/12/2019
Museu Nacional apresenta exposição Ressurgindo das Cinzas

AFragmentos de planetas desintegrados ou de asteroides que atravessaram o espaço sideral e caíram na Terra estão entre os materiais expostos pelo Museu Nacional (MN), na mostra Ressurgindo das Cinzas, inaugurada em 28/11. A exibição ocorrerá no Museu de Astronomia e Ciências Afins (Mast) e ficará em cartaz até 28 de fevereiro de 2020. Fruto da parceria com o Mast, a mostra exibirá 39 peças do acervo do Museu Nacional: 37 meteoritos metálicos e rochosos, uma adaga feita de ferro meteorítico e um totem que conta a história do famoso meteorito Bendegó. A curadoria é de Elizabeth Zucolotto, chefe do Departamento de Geologia e Paleontologia do Museu Nacional. Entre as curiosidades do acervo, estão um holograma do Bendegó, criado a partir de fotografias retiradas para reprodução em 3D, e também uma parte desse meteorito, cuja rocha com 5,3 toneladas de ferro e níquel permanece no hall de entrada do Museu Nacional. A maior peça da exposição é o meteorito Santa Luzia, que pesa cerca de duas toneladas e por esse motivo ficará exposto no gramado em frente ao Prédio-Sede do Mast, no Sistema Solar em Escala, entre os totens de Marte e de Júpiter, representando a região espacial onde há um cinturão de asteroides. Outros destaques da mostra são o pedaço do Cape York (o maior exposto em um museu, no American Museum of Natural History, em Nova York), o fragmento do Chelyabinsk (que caiu na Rússia em 2013, deixando um rastro de destruição, muito noticiado na época), além de alguns meteoritos que foram encontrados na época do Império, como o Itapicuru.

Ressurgindo das Cinzas
Abertura: 28 de novembro de 2019, às 16h30 | Período da exposição: até 28 de fevereiro de 2020

Local: Museu de Astronomia e Ciências Afins – Mast, Rua General Bruce, 586, Vasco da Gama, Rio de Janeiro

Funcionamento do Museu:

Terça a sexta – 9h às 17h | Sábado – 9h às 19h |Domingo e feriado – 14h às 18h


Fonte: Site UFRJ (Adaptada)

Evento

Gratuito 02/12/2019
Fórum exibe Bacurau no campus da Praia Vermelha

Na próxima quinta (05/12), às 18h30, o Fórum de Ciência e Cultura da UFRJ (FCC) exibe o filme Bacurau, no Salão Pedro Calmon – Praia Vermelha. Aclamado pela crítica nacional e internacional, o longa de Kleber Mendonça Filho e Juliano Dornelles é um dos destaques da temporada 2019. Ganhador do Prêmio do Júri no Festival de Cannes 2019, Melhor Filme no Festival de Munique 2019 e Melhor Filme, Prêmio da Crítica e Melhor Direção no Festival de Lima.

Fonte: Site Eventos UFRJ (Adaptada)

Evento

Gratuito 02/12/2019
Banda Sinfônica Especial de Zipaquira, da Colômbia, na Escola de Música

A Escola de Música (EM) recebe nesta segunda-feira (2/12) a Banda Sinfônica Especial da Cidade de Zipaquira, na Colômbia. Formada por 60 jovens músicos o grupo, encerrando turnê no Brasil, difunde as tradições musicais colombianas e a alta qualidade da produção sinfônica daquele país. Com entrada franca, o concerto está marcado para às 16h30 no Salão Leopoldo Miguez, e terá regência do maestro Germán Andrés Rusinque Conejo.

Fonte: Site Eventos UFRJ (Adaptada)

Evento

Gratuito 02/12/2019
Astronomia para Poetas

Nesta quarta-feira, 04/12/2019, o Observatório do Valongo realizará a penúltima palestra anual do Ciclo de Palestras Astronomia para Poetas. Na Oportunidade, a astrônoma e professora Karín Menéndez-Delmestre (vencedora do prêmio L’Óreal-UNESCO para mulheres na ciência) irá apresentar e discutir com o público participante, questões relacionadas a diversidade de gênero na ciência e como a sociedade e a própria ciência (no caso mais específico, a Astronomia) podem se beneficiar dessa pluralidade. A palestra terá início às 18h e término previsto para 19h.

Após a palestra, o público que vier ao OV terá a chance (com boas condições de tempo) de curtir mais uma sessão de observação dos astros com telescópios. Em destaque a observação dos planetas Vênus e Saturno, a identificação das principais constelações e a Lua, com as incríveis crateras e montanhas.

O Observatório do Valongo fica na ladeira Pedro Antônio, 43, Morro da Conceição, centro da cidade do Rio de Janeiro.

Fonte: Site Eventos UFRJ (Adaptada)

Evento

Gratuito 02/12/2019
VI Seminário NIDES

VI Seminário NIDES – AMAzônia, desafios, reflexões e contradições a partir da práxis da tecnologia social O evento acontece em dezembro de 2019, no Centro de Tecnologia, de 09 as 17h. Dia 04, no auditório da Engenharia Naval e Oceânica e nos dias 05 e 06 no auditório da COPPE. Especialistas e atores envolvidos compartilhando saberes e vivências e refletindo sobre problemas da Amazônia.

Fonte: Site Eventos UFRJ (Adaptada)

Evento

Gratuito 02/12/2019


Observação:Atente-se para as datas dos eventos e de suas inscrições (se houver). A PR-2 não se responsabiliza pelas datas e prazos aqui divulgados. Consulte o site no qual o evento foi publicado ou entre em contato com a Comissão Organizadora do evento de seu interesse.

Para consultar mais eventos divulgados pela UFRJ, sugerimos que acessem o 'Portal de Eventos da UFRJ' no link: https://eventos.ufrj.br/