Mercadante discute construção do primeiro laboratório marítimo
20/01/2011

Ideia de laboratório em alto mar, associado à logística de exploração do pré-sal, já foi debatida com a presidente Dilma Rousseff.

A construção do primeiro laboratório fixo em alto mar foi discutida nesta quarta-feira, dia 19, pelo ministro da Ciência e Tecnologia, Aloizio Mercadante. Ele se reuniu, em seu gabinete, em Brasília, com representantes dos institutos oceanográficos da Universidade de São Paulo (USP) e da Universidade Federal do Rio Grande (Furg). Participaram também pesquisadores integrantes de institutos nacionais de ciência e tecnologia (INCTs) sediados no Rio de Janeiro, Ceará, Bahia e Pernambuco.

Mercadante explicou que o objetivo é usar o laboratório para pesquisas marinhas de alto nível, relacionadas às correntes oceânicas, vida marinha e biotecnologia. A ideia de consórcio já foi debatida com a presidente Dilma Rousseff e com representantes da Marinha, da Petrobras e de empresas privadas.

Para Mercadante, o objetivo principal do laboratório é o uso sustentável do oceano. "Depois do episódio do acidente do Golfo do México [em abril de 2010, um dos maiores desastres ambientais da história] não podemos apenas explorar o mar. É como a pesca, precisamos devolver e preservar, mas para isso temos que conhecer e estudar o oceano", disse.

O laboratório marítimo funcionaria em parceria com os dois navios oceanográficos da Marinha, abrangendo uma área de 4 milhões de quilômetros quadrados de água.

(Assessoria de Comunicação do MCT)