Chamada para candidaturas para o programa “Escolas de verão França Excelência”
02/04/2019

Visto o grande número de estudantes brasileiros que mostraram interesse e foram aceitos pelas universidades francesas em 2018, a Embaixada da França no Brasil (SCAC-IFB), em colaboração com a agência Campus France, decidiu lançar mais uma chamada para candidaturas para o programa “Escolas de verão França Excelência”.

A fim de permitir uma maior visibilidade de oportunidades de doutorado em cotutela ou codireção na França, bem como facilitar contatos e encontros entre estudantes e possíveis futuros orientadores, a Embaixada apoia a organização de cursos de iniciação à pesquisa na França dirigidos a um público de estudantes brasileiros.

Através do programa “Escolas de verão França Excelência”, mestrandos ou estudantes do primeiro ano do doutorado poderão se beneficiar desse know-how francês para iniciar-se na pesquisa científica ou aprofundar seu conhecimento e suas técnicas nessa área e ao mesmo tempo descobrir a França, o que lhes permitirá preparar da melhor forma possível suas entradas futuras no doutorado em laboratórios franceses.

O objetivo desse programa é favorecer o contato entre estudantes brasileiros e orientadores franceses, atuando assim como um de intermediário entre os meios específicos já existentes, mas onerosos e restritos (contato científico existente, bolsa de mestrado 2), e um contato limitado com uma simples “adequação” de um projeto a um perfil. Através dessas escolas de verão os candidatos poderão identificar um tema de pesquisa e um orientador para preparar seus projetos durante o último ano de mestrado ou o primeiro ano de doutorado.

Fontes da notícia : Consulat général de France à Rio de Janeiro e a Chamada para candidaturas para o programa “Escolas de verão França Excelência

Clique aqui para maiores informações

Clique aqui para acessar a Chamada para candidaturas para o programa “Escolas de verão França Excelência”

Fonte da chamada acima : Consulat général de France à Rio de Janeiro . Atenção: Alterações na referida chamada devem ser acompanhadas diretamente nos sites dos responsáveis por ela.

Notícia atualizada em 09/04/2019