Prêmio reconhece teses e dissertações que aproximem comunidades de língua portuguesa
06/01/2011

Estão abertas, até 30 de maio, as inscrições para o Prêmio Fernão Mendes Pinto, instituído pelo Conselho de Administração da Associação das Universidades de Língua Portuguesa (AULP).

Concedido a estudantes de mestrado ou doutorado que tenham desenvolvido em suas teses trabalhos que contribuem para a aproximação das comunidades de língua portuguesa, o prêmio é resultado de um protocolo de cooperação entre a AULP, a Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP) e o Instituto Camões (IC).

As propostas devem ser apresentadas por universidades ou institutos de pesquisa científica de países de língua portuguesa. Cada proposta deve conter curriculum vitae e duas cópias da tese, uma em papel e outra em suporte informático. As teses devem ter sido defendidas em 2010.

Além disso, a proposta deve estar acompanhada de uma declaração da universidade ou do instituto de investigação científica a que o autor pertence, acompanhada do parecer do orientador da tese. O valor da premiação é de € 10 mil.

O vencedor do Prémio Fernão Mendes Pinto, edição 2010, será anunciado durante o 21º Encontro da AULP, que será realizado no Instituto Politécnico de Bragança, no período de 6 e 9 de junho de 2011.

Mais informações pelo site www.aulp.org
(Assessoria de Imprensa da Capes)