Governo entrega Medalha Nacional do Mérito Científico a 67 cientistas
31/10/2018

O governo federal condecorou com a Medalha Nacional do Mérito Científico (ONMC), no dia 17 de outubro de 2018, 67 cientistas por suas contribuições fundamentais para a ciência brasileira. Entre eles, 11 pesquisadores ligados a instituições fluminenses que recebem apoio da FAPERJ. O matemático Artur Avila Cordeiro de Melo, do Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa), foi condecorado como Novo grã-cruz. Foram promovidos para a Classe Grã-Cruz os seguintes membros: Ciências Biomédicas – Débora Foguel, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ); Samuel Goldenberg, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz); Vivaldo Moura Neto (UFRJ); Ciências da Engenharia – Renato Machado Cotta (UFRJ); Ciências da Terra – Alexander Wilhelm Armin Kellner (Museu Nacional/UFRJ); e Ciências Químicas – Maria Domingues Vargas, da Universidade Federal Fluminense (UFF). Na categoria Comendador, foram agraciados: em Ciências Biomédicas – Amilcar Tanuri (UFRJ), em Ciências da Engenharia – Celso da Cruz Carneiro Ribeiro (UFF) e José Roberto Boisson de Marca, da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). Essa é a principal condecoração do governo a cientistas reconhecidos como relevantes nas áreas de ciências biológicas, físicas, ciências agrárias, ciências da terra, química, matemática, ciências sociais e humanas, ciências tecnológicas e ciências da engenharia. A ONMC foi instituída em 1993, com duas classes de membros, Grã-cruz e Comendador, e a categoria de Personalidade Nacional, destinada a premiar pessoas que, embora não sejam cientistas, tenham contribuído para o desenvolvimento da ciência e tecnologia no Brasil.

Fonte: Site FAPERJ

Clique aqui para maiores informações

Clique aqui para saber sobre os professores da UFRJ que foram agraciados neste prêmio.