Capes divulga lista de projetos renovados em programa de cooperação com França
08/12/2010

36 iniciativas tiveram seus contratos renovados no âmbito do Confecub.

Foi divulgado na terça-feira, 30, a lista com os projetos de pesquisa renovados do programa de cooperação acadêmica com a França, Capes/Cofecub, fruto da parceria entre a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e o Comitê Francês de Avaliação da Cooperação Universitária e Científica com o Brasil (Cofecub)

Entre os benefícios aos projetos selecionados estão financiamento de missões de trabalho e estudo e recursos de custeio à equipe brasileira, no valor de R$ 10 mil anual, que devem ser utilizados conforme previsto no Manual de Concessão de Prestação de Contas de Auxílio Financeiro a Pesquisador.

A lista dos projetos aprovados está disponível em http://www.capes.gov.br/images/stories/download/editais/resultados/Resultado_Projetos_Renovados_COFECUB_2010.pdf

O Cofecub foi criado em 1979 e é o mais antigo comitê científico estruturado para avaliar programas bilaterais nas áreas universitária e de pesquisa no país. Ele assegura a avaliação e a gestão acadêmica de dois acordos, além do Programa Capes/Cofecub existe desde 1987, o programa USP/Cofecub em parceria com a Universidade de São Paulo.

No âmbito destes programas, os professores-pesquisadores franceses e brasileiros realizam em comum projetos de pesquisa cientifica de alto nível e participam à criação de uma rede sólida permanente de intercâmbios interuniversitários abertos a todas as áreas do conhecimento e da pesquisa.

Imaginado no início para a consolidação das formações doutorais no Brasil, o acordo Capes/Cofecub orientou-se progressivamente para uma formação de excelência passando de uma cooperação de desenvolvimento para uma parceria científica equilibrada e de qualidade.
(Assessoria de Comunicação da Capes)