Governo elabora novo modelo de subvenção para atrair centros de P&D internacionais
08/12/2010

O documento de transição que será entregue a presidente eleita, Dilma Rousseff, contará com um novo modelo de subvenção econômica para a área de ciência, tecnologia e inovação.

A proposta é beneficiar empresas que queiram se relacionar diretamente com centros de pesquisa e desenvolvimento (P&D) e não desenvolver um produto específico.

"Estamos preparando para a equipe de transição uma proposta de subvenção específica para esse segmento", anunciou o secretário executivo do MCT, Luiz Antonio Elias. Ele participou da abertura do fórum conjunto dos conselhos nacionais de Secretários Estaduais para Assuntos de CT&I (Consecti) e das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap), realizado nesta quinta-feira, dia 2, em Fortaleza (CE). O evento segue até esta sexta-feira, dia 3.

De acordo com Elias, a proposta é que se tenha R$ 500 milhões adicionais para essa linha. O objetivo é atrair centros de P&D nacionais e internacionais. "A subvenção econômica poderá avançar além das cinco áreas temáticas. Isso facilitará fortemente a atracão de centro de PD&I e a formação de consórcios entre esses empreendimentos", explicou.

(Cynthia Ribeiro, de Fortaleza)
(Gestão C&T 991)