Novo edital do Proinfra terá aporte de R$ 360 milhões
08/12/2010

O superintendente de Universidades da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), Ricardo Gattass, anunciou nesta quinta-feira, dia 2, que será lançado no próximo dia 13, o novo edital do Programa de Infra-estrutura (Proinfra).

A iniciativa é voltada para as universidades públicas e oferta apoio financeiro para execução de projetos que tenham como escopo a criação, modernização e recuperação de laboratórios de instituições de ensino e pesquisa em todo o Brasil. A chamada será no valor de R$ 360 milhões. A proposta tramita na diretoria da financiadora.

"Esse edital nos dá uma garantia de continuidade de um programa de dez anos", disse Gattass durante a abertura do fórum conjunto dos conselhos nacionais de Secretários Estaduais para Assuntos de CT&I (Consecti) e das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap), que segue até esta sexta-feira, dia 3, em Fortaleza (CE). De 2001 a 2010, o programa já beneficiou 876 projetos, num aporte de R$ 1,5 milhão.

Abruem

O superintendente também anunciou o resultado da chamada pública para apoio a projetos de implantação de infraestrutura de pesquisa científica e tecnológica nos campi fora da sede das universidades federais e nos campi de novas universidades do governo federal. Foram contemplados 71 projetos provenientes de 41 universidades, num total de R$ 60 milhões.

"Nós tivemos uma boa distribuição de projetos pelo país. Somente na região Nordeste foram apoiadas 12 propostas", exemplificou Ricardo Gattass. Este edital foi lançado pela financiadora em parceria com a Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (Abruem). Trata-se do primeiro edital para as universidades estaduais.

expectativa era de que fosse lançada durante o fórum uma nova etapa da chamada, mas segundo a Finep é preciso, primeiro, estabelecer novos parâmetros de parceria. "Nossa proposta é fazer primeiramente uma chamada geral e firmar um termo de cooperação com o Estado, para que este faça a chamada final e o repasse dos recursos de uma forma concentrada", antecipou.
(Cynthia Ribeiro, de Fortaleza)
(Gestão C&T 991)