Programa de cooperação com a França seleciona 30 projetos de pesquisa
22/11/2010

Foi divulgado nesta segunda-feira, 22/11, o resultado do programa de cooperação acadêmica com a França Capes-Cofecub.

Foram aprovados 30 projetos de pesquisa, nas mais variadas áreas do conhecimento promovidas por instituições de quatro regiões brasileiras.

Os projetos conjuntos de pesquisa selecionados terão início em março de 2011 e deverão conter planejamento de atividades com duração máxima de quatro anos. A iniciativa é fruto da parceria entre a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e o Comitê Francês de Avaliação da Cooperação Universitária e Científica com o Brasil (Cofecub).

Entre os benefícios aos projetos selecionados estão financiamento de missões de trabalho e estudo e recursos de custeio à equipe brasileira, no valor de R$ 10 mil anual, que devem ser utilizados conforme previsto no Manual de Concessão de Prestação de Contas de Auxílio Financeiro a Pesquisador.

Acesse o resultado:

Cofecub

O Cofecub foi criado em 1979 e é o mais antigo comitê científico estruturado para avaliar programas bilaterais nas áreas universitária e de pesquisa no país. Ele assegura a avaliação e a gestão acadêmica de dois acordos, além do Programa Capes/Cofecub existe desde 1987, o programa USP/Cofecub em parceria com a Universidade de São Paulo.

No âmbito destes programas, os professores-pesquisadores franceses e brasileiros realizam em comum projetos de pesquisa cientifica de alto nível e participam à criação de uma rede sólida permanente de intercâmbios interuniversitários abertos a todas as áreas do conhecimento e da pesquisa.

Imaginado no início para a consolidação das formações doutorais no Brasil, o acordo Capes/Cofecub orientou-se progressivamente para uma formação de excelência passando de uma cooperação de desenvolvimento para uma parceria científica equilibrada e de qualidade. Atualmente 118 projetos científicos franco-brasileiros estão em andamento no âmbito deste acordo.

Mais informações pelos e-mails cgci@capes.gov.br (Capes), cofecub@univ-paris13.fr (Cofecub) ou pelo telefone (61) 2022-6657.
(Assessoria de Imprensa da Capes)