Pró-reitores debatem sobre a importância da pesquisa e pós-graduação para o país
04/12/2017

João Pessoa recebeu pró-reitores de todo o país para discutirem o impacto da pesquisa e da pós-graduação na sociedade. O assunto foi tema do 33º Encontro Nacional de Pró-Reitores de Pesquisa e Pós-Graduação (ENPROP), que aconteceu de 22/11/2017 a 24/11/2017, na Universidade Federal da Paraíba (UFPB), com a participação do presidente do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Mario Neto Borges.

Na conferência de abertura, após a apresentação de José Fernandes Lima, da Universidade Federal de Sergipe, os debatedores afirmaram que a principal dificuldade é a de construir uma ponte entre a pesquisa e a sociedade. "Talvez a pesquisa seja uma agenda para os pesquisadores e não para a sociedade. Os pesquisadores defendem algo central pensando nos interesses da sociedade, mas, a partir do momento que a sociedade não entende o propósito, ela não apoia. Para que haja essa aproximação, é preciso que seja discutido um grande número de fatores relacionados também à cultura brasileira", explicou o presidente da CAPES, Abilio Baeta Neves.

Além de Baeta e Mario Neto, compôs a mesa de debates, o diretor de Desenvolvimento Científico e Tecnológico da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), Wanderley de Souza.

Fonte: Site CNPq

Clique aqui para mais informações