CAPES divulga resultado de seleção pública (PNPD)
01/03/2010

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior do Ministério da Educação (CAPES/MEC) em parceria com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP) divulgam nesta sexta-feira, 30, resultados do edital de seleção pública de propostas de projetos de pesquisa e desenvolvimento voltados ao Programa Nacional de Pós-Doutorado (PNPD). Neste programa, todas as instituições, com pós-graduação ou não, apresentaram projetos para a obtenção de bolsas por meio de pós-doutorado

O Programa PNPD concede bolsas de pós-doutorado, a fim atender jovens doutores para atuarem em projetos de pesquisa e desenvolvimento em áreas estratégicas, reforço à pós-graduação e aos grupos de pesquisas nacionais, renovação de quadros nas universidades e instituições de pesquisa, apoio a Política Industrial, Tecnológica e Comércio Exterior (PITCE), e apoio às Empresas de Base Tecnológicas (EBTs).

O investimento da CAPES no ano de 2008 será R$ 20 milhões com novos docentes pesquisadores para atuação em projetos de desenvolvimento científico em áreas estratégicas, a formação de recursos humanos e a inovação tecnológica. A comissão julgadora foi constituída pelos representantes de áreas da CAPES e representantes dos Comitês Assessores do CNPq.

Os responsáveis pelo pagamento dos projetos são a CAPES e orgãos do Ministério da Ciência e Tecnologia - CNPq e FINEP. A Diretoria de Programas e Bolsas no País da CAPES informará oficialmente aos docentes pesquisadores, por meio de correspondência oficial, que tratará da concessão do número de bolsas que compõem o projeto contemplado, bem como, as orientações necessárias para a implantação das bolsas e repasses dos recursos e custeios.

Acesse a lista dos selecionados
Linha 01 CAPES
Linha 02 e 03